Ao lado do senador Cid Gomes (PDT) e do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) participa nesta segunda-feira, 6, da posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro. Segundo o chefe do Executivo estadual, a instituição tem papel fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas no Ceará e demais estados brasileiros.
“A instituição cumpre papel fundamental para auxiliar os estados no financiamento de projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Desejo sorte e ótimo trabalho ao presidente à frente do banco”, escreveu Elmano no Twitter.
Bom dia a todas e a todos! Participo nesta manhã, no Rio de Janeiro, da posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Aloizio Mercadante. pic.twitter.com/6bFYBzlYz9
— Elmano de Freitas (@elmanooficial) February 6, 2023
Ainda no primeiro encontro com governadores, em janeiro, o presidente Lula (PT) reforçou que o BNDES voltará a investir nos estados. “Pretendo fazer com que o BNDES volte a ser um banco de desenvolvimento e para ser um banco de desenvolvimento ele tem que ter paciência e competência de, se for necessário, emprestar dinheiro para que governadores possam concluir obras consideradas inevitáveis para o Estado”, explicou Lula, na ocasião.
Nesta semana, o governador do Ceará tem agenda agitada, com encontro virtual com o presidente Lula no qual deve apresentar as principais prioridades de seu governo nesse início de mandato. Em nota enviada ao OPINIÃO CE, o gestor afirmou que só vai conseguir consolidar o que será acolhido pelo governo federal, mas que sua urgência será eliminar as filas das cirurgias e duplicar estradas em todo o território cearense. Nas próximas horas, o Executivo também enviará as primeiras mensagens à Assembleia Legislativa do Ceará.
Encontro em janeiro
No fim de janeiro, Elmano participou de reunião com Lula e demais governadores para discutir as prioridades do Ceará. Dentre as demandas comuns entre os governadores, há também o retorno do Minha Casa Minha Vida, a campanha contra a fome, as obras de infraestrutura e a retomada “com mais força” da Transnordestina. Também em meio às solicitações no primeiro encontro, Elmano destacou a necessidade de obras de infraestrutura para facilitar a vida do povo do campo, como as rodovias e ferrovias.