Voltar ao topo

16 de junho de 2025

Elmano coloca como prioridade “educação aliada ao crescimento econômico” do Ceará

O candidato do PT deu entrevista na manhã desta sexta-feira no YouTube
Candidato Elmano de Freitas (PT) deu entrevista ao canal do UOL no YouTube e respondeu perguntas de jornalistas do UOL e da Folha de São Paulo sobre a sua candidatura. Foto: Reprodução/YouTube/Canal UOL

Compartilhar:

O candidato ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT), concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 5, ao canal do UOL no YouTube, onde foi indagado por jornalistas do próprio UOL e da Folha de S.Paulo. Na ocasião, Elmano respondeu questionamentos sobre a sua candidatura. O candidato destacou como prioridade a educação relacionada ao desenvolvimento econômico no Estado. “Absoluta prioridade na educação articulada com o crescimento econômico do Estado”, disse.

“Estamos formando muitos jovens, esses jovens são absolutamente qualificados e ao terminarem os seus cursos eles precisam ter emprego e apoio para aqueles que têm a capacidade do empreendedorismo. Este é o meu desafio e é o que vou fazer”, ressaltou Elmano.

Questionado sobre o adversário, Elmano destacou que a prioridade é derrotar o ‘bolsonarismo’, se referindo a Capitão Wagner (União Brasil). “Vamos derrotar o Bolsonaro e o candidato dele aqui no Estado”.

Entrevista

O petista começou respondendo perguntas sobre a pesquisa que foi divulgada na última quinta-feira, 4, que indicou o candidato Capitão Wagner (União Brasil) na frente dos demais, em um estado que é governado pelo PT, com Camilo Santana e agora Izolda Cela (sem partido). Elmano respondeu dizendo que “essa mesma pesquisa diz que o nosso governador, que é o nosso candidato ao Senado, tem praticamente 70% das intenções de voto, o que demonstra o grande reconhecimento que o povo do Ceará tem ao Camilo Santana”, declarou.

Elmano aproveitou o tema para falar sobre a sua situação na pesquisa, que indicou 13%, ficando na terceira posição, atrás de Roberto Cláudio, que marcou 28%, e do candidato do União Brasil, que somou 38% das intenções de voto.

“Eu estou muito animado com essa pesquisa, porque eu fiz uma convenção sábado, 30/07, estamos apenas com quatro ou cinco dias com nosso nome apresentado ao povo cearense, e estamos com 8% na pesquisa [espontânea, que não dá opções para o entrevistado escolher, e sim dizer quem você quer votar], e quando apresentado com o apoio do presidente Lula, nós ultrapassamos o segundo lugar, e passamos para 30%”, disse.

Legado de Camilo e Izolda

O candidato também citou os projetos realizados pelo governo do seu partido e indicou que irá manter ou ampliar as iniciativas que deram certo. “As pesquisas apontam uma aprovação do nosso governo em mais de 75% no estado do Ceará, aqui temos um grande reconhecimento, por tudo que temos avançado em políticas públicas, especialmente a nossa política pública de educação, que é pactuada com os municípios, dialogadas com os prefeitos.”

“E nós, que no passado, éramos exemplo de uma situação ruim, passamos a ser exemplo de uma educação de qualidade para nossas crianças, adolescentes e jovens. Com o programa Mais Infância, que nós queremos ampliar, passamos a cuidar desde a infância, fazendo creches e centros infantis em todos os municípios cearenses, são mais de 150 mil crianças com apoio financeiro”, afirmou. 

Pesquisas

Questionado sobre a expectativa de ainda subir nas pesquisas, devido ao apoio de Camilo e Lula, o candidato Elmano fez questão de ressaltar a sua própria trajetória, sem desconsiderar o apoio importantíssimo dos dois maiores carregadores de voto do estado. “Eu acredito que eu tenho uma história nesse estado, um jovem da igreja, que se tornou advogado, defendendo gente simples e humilde, depois me elegi deputado estadual, primeiro com 44 mil votos e depois com 68 mil votos, sou líder do partido do governador Camilo nesses oito anos. O povo cearense me conhece, todas as políticas públicas que avançamos no Ceará com o governador Camilo, eu estava junto”, anunciou.

O candidato também foi perguntado sobre o racha entre PT e PDT, que aconteceu ainda antes da sua candidatura, quando o PT pretendia apoiar Izolda Cela como candidata, mas como o PDT optou por Roberto Cláudio, se deu encerrada a parceria que durava 16 anos no estado.

“Primeiro, para quem não sabe, a professora Izolda é uma das principais responsáveis por esse sucesso da educação pública cearense, ela foi secretária da educação no município de Sobral, que é referência para o Brasil inteiro na educação pública municipal, também foi secretária da educação do governador Cid, também muito importante nessa política pública de educação, em seguida escolhida para ser a nossa vice-governadora, estando ao lado do governador Camilo em todas as dificuldades, e ficou decidido que ela assumiria o governo do Estado, uma vez que pedimos ao Camilo para que pudesse ser o nosso candidato ao Senado.”

Na sequência, o petista criticou o processo de escolha do PDT. “O nosso entendimento é de que essa governadora teria direito a reeleição. E este conflito com o Roberto Cláudio, é com o PT, MDB, PP, vários partidos, pela maneira como ele se comunica com as forças, com uma dificuldade enorme de unir, agregar, juntar… e nós acreditamos que uma candidatura tem que ser resultado do diálogo, da união das forças, e o PDT tomou uma decisão que decidiu impor o nome e nós entendemos que esse não seria o caminho”, reiterou.

Ao fim da entrevista, questionado sobre a definição da candidatura do seu vice, Elmano respondeu que ainda não está definido. “A vice nós estamos escolhendo hoje, e da mesma maneira que eu fui escolhido, o nosso jeito de fazer as coisas é dialogando, conversando. O vice ou a vice que sairá, será resultado do entendimento entre todos nós. Ainda estamos conversando, não posso expor ninguém, tenho que respeitar o processo dos aliados e eu prefiro que a gente mantenha esse diálogo sem causar algum tipo de constrangimento, porque se eu citar nomes, alguém pode depois não ser escolhido e magoar alguém”, comunicou. 

[ Mais notícias ]