Voltar ao topo

17 de junho de 2024

Elmano participa da abertura da 1ª reunião técnica do G20 no Ceará

Os principais assuntos discutidos pelo GT nos três dias de reuniões são sustentabilidade e finanças.
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

Aconteceu, nesta segunda-feira (10), a abertura do encontro do Grupo Técnico (GT) do G20, que discutirá Arquitetura Financeira, no Centro de Eventos do Ceará. O momento contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas, da chefe adjunta do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Cinthia de Freitas, e dos secretários Fabrizio Gomes (Fazenda), Roseane Medeiros (Relações Internacionais) e Yrwana Albuquerque (Turismo). As reuniões das potências internacionais seguem até quarta-feira (12). 

O governador destacou, na oportunidade, os benefícios para o Estado em sediar o encontro entre as potências do G20, proporcionando visibilidade internacional e articulações econômicas, principalmente para a produção de hidrogênio verde. 

“Aqui, hoje, nós temos (representantes) de mais de 65% da população mundial e 85% da economia. Portanto, as decisões e os entendimentos que se constroem nesse fórum, tem repercussão muito forte para as economias do nosso planeta, enfatizou o governador.

O Estado ainda é apontado como uma potência nacional e internacional pelo subsecretário Antonio Freitas, por se tratar de um espaço estratégico para a transformação ecológica desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e o Ministério do Meio Ambiente. Em relação às discussões do grupo internacional, os principais tópicos são sustentabilidade e finanças. “Então, trazer a reunião de finanças, que é a reunião mais importante desse grupo de trabalho, que é talvez o mais importante da trilha financeira do G20, mostra um sinal de prestígio, da importância que a gente atribui pelo estado do Ceará”, destacou o subsecretário Antonio Freitas.

OUTRAS REUNIÕES DO G20 NO CEARÁ

Além das reuniões do GT Arquitetura Financeira Internacional, serão realizados outros encontros do G20 no Centro de Eventos do Ceará. Entre os dias 1º e 3 de julho, o Estado vai sediar mais um momento da Trilha de Finanças liderada pelo Banco Central e Ministério da Fazenda. Já nos dias 23 e 24 de julho, será realizado o GT Emprego da Trilha Sherpas, conduzido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em seguida, nos dias 25 e 26 de julho, acontecem as reuniões ministeriais visando discutir a ampliação e a geração de empregos nos países menos desenvolvidos. Em 29 de outubro, ocorrerá o encontro do Grupo Técnico da Educação, seguida das reuniões ministeriais nos dias 30 e 31, lideradas pelo Ministério da Educação.

[ Mais notícias ]