Voltar ao topo

18 de março de 2025

Elmano opta por mudanças no controle estratégico da segurança pública do Ceará

Em dois dias, governador fez mudanças nas duas forças policiais do Estado. Na segunda, transmitiu cargo do comandante-geral da PM, e, nesta terça, foi a vez do delegado-geral da PC
Foto Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha assumiu o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE) nesta terça-feira, 31, em evento no Auditório do Complexo de Delegacias Especializadas (Code). O governador Elmano de Freitas esteve presente para transmitir o cargo para Gutiérrez, empossado em substituição ao delegado Sérgio Pereira Santos.

Na ocasião, o governador voltou a defender a integração das forças de segurança no combate às facções e destacou o papel da Polícia Civil contra essas organizações criminosas.

“É absolutamente estratégico para a nova política de segurança do estado do Ceará, e isso envolve o fortalecimento da nossa área de inteligência, envolve nosso fortalecimento da Polícia Civil como instituição, o que implica concurso, pessoal, valorização dos profissionais e as condições de trabalho para que esses profissionais possam realizar as investigações necessárias para fazermos o enfrentamento às facções criminosas, principalmente para descobrir, encontrar, prender os chefes dessas facções”, disse.

Em gesto simbólico, durante a solenidade o chefe do Executivo recebeu o uniforme da corporação pelas mãos do novo diretor-geral e vestiu a camisa. A ação foi aplaudida pelo público. Na última segunda-feira, 30, o governador também participou da cerimônia de transmissão de cargo do novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

Na PMCE, assumiu o cargo o coronel Klênio Savyo Nascimento, na sucessão do coronel Márcio Oliveira. No evento desta terça, o petista, por sua vez, defendeu “trabalho integrado com a Polícia Militar, com a Perícia Forense, com o sistema de Justiça, com o Ministério Público, com o poder Judiciário”.

“Efetivamente nós só vamos enfrentar com sucesso e êxito as facções criminosas numa ação integrada do Estado, não apenas do Poder Executivo, isso implica a legislação, isso implica relacionamento muito próximo com o poder Judiciário, com o Ministério Público, cada um com a sua autonomia, mas no esforço comum de garantir tranquilidade e paz à sociedade cearense”, concluiu. O nome de Gutiérrez para o coando da PC-CE foi anunciado por

Elmano no dia 4 de janeiro. O novo gestor da corporação é delegado desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, e também passou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Gutiérrez também chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção.

Em 2019, assumiu a função de diretor-adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como delegado-geral adjunto da PC-CE, e agora ascende ao cargo de delegado-geral.

A solenidade desta terça-feira também contou com a presença da vice-governadora Jade Romero, além do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. Das forças de segurança compareceram Sérgio Pereira Santos, ex-delegado-geral da PC-CE; Júlio Torres, perito-geral do Ceará; Elisabeth Chagas, defensora-geral do Ceará; coronel Cláudio Barreto, futuro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, diretor da Academia Estadual da Segurança Pública; Nabupolasar Alves Feitosa, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública; Rodrigo Bona, controlador-geral da Disciplina; coronel Eduardo Holanda, secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza; Rodrigo Carneiro, superintendente da Polícia Federal no Ceará; Getúlio Rodney, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará; e Roberto Bassan, titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará.

Ainda estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, a senadora eleita Augusta Brito e demais autoridades.

[ Mais notícias ]