Menu

Programa estadual disponibiliza R$ 230 milhões para pavimentar vias das 184 cidades do Ceará

Foto: Tiago Stille/Casa Civil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lançou nesta terça-feira (16) nova edição de uma iniciativa governamental que tem como objetivo apoiar a implementação de vias municipais pavimentadas nas 184 cidades cearenses. O programa “Sinalize – Programa de Segurança no Trânsito”, que também prevê sinalização vertical e horizontal, é executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e prefeituras municipais.

O investimento, ao todo, é de mais de R$ 230 milhões, em uma área total de 3.510.000 m², distribuídos entre os municípios, que poderá receber recursos para a realização das obras de pavimentação.

No Palácio da Abolição, na manhã desta terça-feira (16), o chefe do Executivo liderou solenidade que contou com a presença de diversos prefeitos cearenses. Os superintendentes da SOP, Valdeci Rebouças, e do Detran-CE, Waldemir Catanho (PT), também participaram.

Conforme apresentou Elmano, quanto maior a população do município, maior será a área, em metros quadrados, das vias que poderão ser atendidas pelo programa e, portanto, receberão recursos do Governo estadual.

  • Até 20 mil habitantes: 10 mil m²;
  • De 20 mil a 50 mil habitantes: 20 mil m²;
  • Acima de 50 mil habitantes: 30 mil m².

Desde 2023, por meio do Sinalize, 1.400 km de intervenções em estradas foram concluídas em todo Ceará. Outras obras em 541 km estão acontecendo atualmente.

Prefeitos vão definir áreas pavimentadas

São os prefeitos, aliás, que vão definir quais serão as áreas pavimentadas. “Quem diz qual a rua que vai ser pavimentada é a prefeita e o prefeito, não é o governador. O recurso é do Governo do Estado, mas, na verdade, é do cearense”, disse.

“Quem é representante do povo no município é o prefeito do município. Tenho respeito por isso porque é assim que deve ser”, afirmou.

Segundo o petista, todos os municípios poderão ser atendidos, mesmo em cidades onde o gestor seja opositor ao seu governo. “Tem prefeito que eu sei que não é do partido da base aliada. Mas digo muito claramente: me comprometi com o prefeito e com a prefeita, me comprometi com o povo daquela cidade, e será feito, com recurso”, apontou o governador.

No Ceará, prefeitos como os de Iguatu, Roberto Filho, e de Massapê, Ozires Pontes, são ambos do PSDB, partido de oposição a Elmano. Ainda assim, os dois são atendidos pelo Governo do Ceará, como já destacaram publicamente e em suas redes sociais.

Há a situação, no entanto, de gestor que acusa o Governo de não cumprir promessas, como é o caso de Gledson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte.