Menu

Elmano garante pagamento de aluguel social a famílias atingidas pelas chuvas em São Benedito

Foto: Reprodução/Facebook

O governador Elmano de Freitas (PT) visitou, na manhã de ontem (3), áreas atingidas pelas chuvas do fim de semana no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba. Em conversa com os moradores afetados, o mandatário reafirmou o compromisso de pagar um aluguel social ‘imediatamente’ e recuperação das casas das famílias atingidas pelas enchentes. “Vamos garantir, imediatamente, o aluguel social, seja de casa ou de quarto de pousada para essas famílias que estão corrento risco”, disse.

Elmano reforçou, ainda, que o aluguel social, comida e utensílios básicos, como colchões, já foram fornecidos de “forma imediata” para que os moradores deixem as áreas de risco, visto que a expectativa é de mais precipitações. A previsão da Funceme [Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos] é de chuvas intensas até quarta-feira [5], na região”.

Esteve presente com ele, na visita, a senadora Augusta Brito (PT). Segundo o governador, por meio da Secretaria da Proteção Social, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o Estado está “se empenhando ao máximo para garantir assistência às famílias atingidas e diminuir o sofrimento dos irmãos e irmãs cearenses”. O petista garantiu, ainda, que a polícia fará o patrulhamento na região para que os pertences não sejam levados das residências dos moradores que evacuaram o local por conta dos riscos.

“Vamos, em seguida, fazer um projeto habitacional para que as famílias possam receber uma casa e a gente possa fazer um grande trabalho de recuperação do Rio Arabé”, disse Elmano.

Na última sexta-feira, 31, as regras para a concessão do Aluguel Social foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE). A portaria 079/2023 da Secretaria da Proteção Social (SPS) estabelece as normas para o cofinanciamento extraordinário de benefícios eventuais da política de Assistência Social, voltado aos municípios que estejam em situação de emergência ou estado de calamidade pública. O benefício é de R$ 400 por família e será pago de forma temporária, pelo prazo máximo de seis meses.

Conforme a Funceme, o Município registrou chuva de 74 mm entre domingo, 2, e esta segunda-feira, 3 – a maior precipitação do Ceará no intervalo de 24h. As chuvas provocaram o transbordamento do Rio Arabé, que cruza o município da Serra da Ibiapaba. Na mesma região, também registraram boas precipitações as cidades de Viçosa do Ceará (71 mm) e Guaraciaba do Norte (65 mm).

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Segundo o Boletim Integrado de Ações de Apoio aos Cearenses Afetados pelas Chuvas atualizado na noite desta segunda-feira, 3, pelo menos 2.691 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas devido às chuvas no Estado. Até o momento, foram registrados seis óbitos, com 26 pessoas feridas. Conforme o documento, 16 municípios decretaram Situação de Emergência. Milhã, no Sertão Central, estava em Situação de Calamidade, anteriormente, mas, após avaliação, se enquadrou no primeiro caso.

Conforme adiantado pelo OPINIÃO CE, a Assembleia Legislativa do Ceará deve analisar, nesta semana, os pedidos para decretação de Situação de Emergência. A informação foi divulgada em entrevista coletiva, na quinta-feira, 30, pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). Segundo ele, foram protocolados pelo menos 10 pedidos vindos de municípios atingidos pelas fortes chuvas.