Voltar ao topo

21 de abril de 2025

Elmano garante início das obras em todos os lotes da Transnordestina até o final do semestre

Três lotes, entre Itapiúna e Caucaia, ainda precisam ter as obras iniciadas; segundo o governador, um dos trechos já deve ter ordem de serviço assinada no fim deste mês de abril
Governador Elmano de Freitas. Foto: Opinião CE

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) garantiu que todo o percurso da ferrovia Transnordestina estará em obras até o fim do primeiro semestre de 2025. Atualmente, três lotes do empreendimento, entre os municípios de Itapiúna e Caucaia, precisam ter as obras iniciadas. Conforme o chefe do Executivo, aliás, um desses trechos já terá a ordem de serviço assinada no fim deste mês de abril. A expectativa é de que o trecho seja o que liga os municípios de Itapiúna e Baturité.

Elmano falou sobre o assunto durante agenda em Quixadá, no Sertão Central. Na ocasião, o petista assinou ordem de serviço para início da construção do Hospital Municipal na cidade. De acordo com ele, a chegada da ferrovia representa mais oportunidade de trabalho e mais emprego para quem mora na região.

“A Transnordestina concluída, aqui nós temos uma região muito produtora de leite, produtora que precisa de soja e milho barato. Vai chegar, nessa região, soja e milho mais baratos, vindo das regiões produtoras de grãos do País. Isso é uma conquista muito importante”, disse.

Ainda conforme ele, há a ideia de buscar a atração de mais indústrias para a região. “Por exemplo, para o polo calçadista, que o Sertão Central já virou, nós vamos poder, com a Transnordestina, favorecer a exportação desses produtos através do Porto do Pecém”, explicou.

TRANSNORDESTINA

Quando concluída, a ferrovia ligará três estados nordestinos. Do Piauí, ela sai de Eliseu Martins, no interior, e segue até o leste, no município de Salgueiro, já em Pernambuco. De lá, saem duas interseções. Uma segue a leste, em direção ao Porto de Suape, nas cidades litorâneas pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O outro trecho, que sai de Salgueiro em direção ao norte, adentra o Ceará, passando por municípios como Missão Velha, Iguatu, Quixeramobim até chegar no Porto do Pecém.

No Ceará, já há indicativos de portos secos em municípios como Missão Velha e Quixeramobim. O prognóstico para a Transnordestina é de que ela seja concluída no primeiro semestre de 2027. Porém, como já frisou Elmano, o desejo do presidente Lula (PT) é de que ela esteja concluída ainda em 2026.

Até o momento, restam os lotes 8 – entre Itapiúna e Baturité -, 9 – entre Baturité e Aracoiaba – e 10 – entre Aracoiaba e Caucaia. O lote 11, que liga Caucaia ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, teve ordem de serviço assinada no último mês de janeiro.

[ Mais notícias ]