A declaração do governador Elmano de Freitas – após ação policial em Parambu com a morte de bandidos fortemente armados de fuzil, pistolas e carregando drogas – não surpreendeu, ao defender os policiais militares que precisavam de uma posição forte do governo em relação ao banditismo.
“Entre um policial ser vítima e bandidos tombarem, que estes levem sempre a pior”, disse o governador cearense em publicação feita no Instagram, neste domingo (23). A declaração do governador caiu bem junto à tropa.
Com investimentos superiores a R$ 1 bilhão em segurança pública, o governo cearense necessita de melhores resultados em curto espaço de tempo. A troca de comando da PM ainda não apresentou resultados exitosos, apesar de os índices de mortes e assaltos estarem reduzindo.
A pauta sobre a violência não merecia o destaque que recebe. São crimes nas periferias das cidades. Depois que os bandidos ligados a facções se uniram a empresários, as ações ganharam mais espaços na mídia policial.
Oposição apoia ação de Elmano e cobra judiciário sobre “sincericídio”
Deputados e vereadores de oposição, como Felipe Mota e Julierme Sena, querem respostas do judiciário. “O sincericídio do desembargador ao afirmar que temos teledelegados com medo das facções e o judiciário também distante é grave”, disparou o parlamentar, e nas redes sociais anunciou pedido de prestação de contas das varas criadas para julgar criminosos.
Dinheiro para fardamento
Cada PM e bombeiro receberá um cartão com crédito. Um total de 23.527 militares, entre policiais e bombeiros, começaram a receber o Cartão Fardamento, nesta segunda-feira (24), em evento comandado pelo governador Elmano de Freitas, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. A ação do Governo do Ceará conta com investimento de R$ 24.219.827,82. “O que estamos fazendo é um reconhecimento ao esforço de vocês. Não é justo que precisem gastar o próprio dinheiro para pagar os seus uniformes. Penso que tomamos uma solução que simplifica todo o processo e é o mínimo que o Estado pode fazer. Eu confio na nossa tropa, e os senhores e as senhoras poderão escolher, dentro das lojas credenciadas, aquelas que acharem melhor. Estamos dando as condições reais para que as coisas possam ser da maneira que devem ser”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Elmano entrega mais ambulâncias para o Samu
O governador Elmano, no feriado da Consciência Negra, entrega ambulâncias para 25 municípios cearenses nesta terça-feira. A solenidade será no Centro de Eventos, onde está sendo realizado o XXII Congresso de Secretários Municipais de Saúde.
Romeu Aldigueri leva CNH para sua base
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, conseguiu no Detran a emissão de CNH grátis para municípios da região norte do Ceará. No dia 29 serão aplicados testes em Granja e no dia 30 em Chaval e Barroquinha. “Quero agradecer ao governador Elmano por beneficiar milhares de pessoas com a CNH grátis no Ceará”, declarou Aldigueri.
O desabafo de Preto Zezé
Preto Zezé é um filho da favela. Deu certo como líder dos movimentos em favor das comunidades brasileiras e se tornou presidente da CUFA Global. Comentando sobre o dia da consciência negra, contou a discriminação racial que sente ao chegar nos hotéis, onde costuma ser tratado de forma humilhante: “Essas pessoas cheias de preconceito precisam aprender que o negro e o branco são iguais, e não nos tratar sempre como motoristas de ricos”.