O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), apareceu entre os 10 chefes do Executivo mais bem avaliados do país, na pesquisa Atlas Ranking Governadores 2024. O petista figura na 8ª posição, logo à frente de Ratinho Jr., do PSD-PR, na 9ª colocação; e de Tarcísio de Freitas, do Republicanos-SP (10º).
Elmano teve seu governo aprovado por 56% dos entrevistados. O levantamento ainda mostra que 40% desaprovam a gestão e 4% não souberam responder. Dos 27 governadores, apenas 13 tiveram aprovação superior à desaprovação em seus estados. No ano passado, o cearense havia ficado na 14% colocação.
Esta é a segunda edição do levantamento anual do instituto Atlas Intel. A pesquisa ouviu 29.694 pessoas em todos os Estados, entre 15 de julho e 4 de agosto. As entrevistas foram realizadas por meio de formulários online, por meio da metodologia de recrutamento digital aleatório da Atlas. A margem de erro varia de 1% a 5%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Destaques
Ronaldo Caiado, de Goiás, ficou no topo do ranking dos governadores mais bem avaliados. A provação de sua gestão foi de 75%. No ano passado, ele já havia encabeçado a lista. Caiado é do União Brasil, e já desponta entre aliados como presidenciável para 2026. O partido é o mesmo do lanterna do ranking, Wilson Lima, que caiu 11 posições de um ano para o outro e foi aprovado por apenas 25% dos entrevistados de seu estado.
Completam as primeiras posições no ranking, logo atrás de Caiado: Rafael Fonteles (PT), do Piauí, com 68% de aprovação; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso, com 64% de aprovação; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, com 60%; e João Azevedo (PSB), da Paraíba, com 59%.
Confira a lista detalhada de aprovação e reprovação dos governadores.