O governador Elmano de Freitas (PT) se pronunciou sobre sobre as ações de criminosos no Estado que resultaram em nove motes decorrentes de uma chacina em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, com sete vítimas, e uma tentativa na Areninha do Barroso, que matou uma criança e uma idosa. O gestor não escondeu a indignação com os fatos registrados a garantiu que providências enérgicas serão adotadas, dentro do que está previsto em lei. No momento, ele está reunido com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para discutir as investidas das organizações criminosas na últimas horas.
“Cearenses, acompanhei com imensa indignação ações de criminosos contra nossa população nas últimas horas. Dessa vez, atacando de forma covarde algumas pessoas inocentes. Isso ocorre na sequência da intensificação das operações de combate ao crime que temos realizado e do anúncio de novas e mais duras medidas de enfrentamento às organizações criminosas, juntamente com a Justiça e o Ministério Público“, disse Elmano nas redes sociais.
A chacina em Viçosa do Ceará ocorreu na madrugada de quinta-feira (20), deixando sete mortos e dois gravemente feridos. A tentativa de chacina na Areninha do Barroso foi registrada por volta das 21 horas de sexta (21). Uma idosa e um criança tiveram morte imediata. Outras três crianças e uma mulher ficaram feridas e foram encaminhadas a um hospital.
O local desse crime fica a 2,5 quilômetros da praça de Messejana, onde Elmano de Freitas comandou uma solenidade para anunciar o reforço de 437 novos policiais militares para o trabalho de patrulhamento ostensivo na Cidade. Neste sábado (22), o Governador frisou que essas ações não intimidarão as Forças de segurança do Estado.
“Ao tempo em que me solidarizo com as famílias dessas vítimas, com o sofrimento pelo qual passam neste momento, afirmo que esses ataques não intimidarão as forças de segurança do Ceará e as nossas Instituições. Pelo contrário, as ações e operações policiais serão ainda mais intensificadas, e todos esses criminosos serão identificados e presos”, assegurou Elmano.
O Governador não descarta a possibilidade de solicitar apoio da Força Nacional de Segurança (FNS), tendo inclusive mantido contato com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
“Se necessário, não hesitarei em solicitar reforço de apoio federal nessa missão. Inclusive liguei há pouco para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, relatando a situação. Os cearenses podem ter certeza de que não descansaremos nesse combate ao crime organizado. Lamentamos muito as perdas ocorridas, mas não nos abalaremos jamais nesse enfrentamento. Estaremos cada vez mais fortes e unidos nessa luta”, disse o Governador.