O governador Elmano de Freitas (PT) empossou, na manhã desta segunda-feira, 9, os 800 novos professores da rede pública estadual. Em seu discurso, o petista criticou atos de bolsonaristas neste domingo, 8, e ressaltou que a educação é a prioridade de seu governo. Também participou da solenidade a ex-governadora Izolda Cela (PT), atual secretária-executiva do Ministério da Educação. Os docentes empossados estavam no cadastro de reserva do último concurso realizado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
“Minha missão, como governador, e da secretária Eliane [Estrela], de todos nós que fazemos a educação do Ceará, é fazermos ela ainda melhor. Enquanto alguns desrespeitam a democracia, invadem as representações simbólicas da democracia brasileira, nós vamos é ocupar com muita competência, com muita dedicação e com muito amor a nossa juventude, a escola pública cearense para dar futuro para o nosso povo”, disse.
Ainda nesta segunda-feira, o governador deve participar de reunião com o presidente Lula (PT), em Brasília, sobre atos criminosos registrados no Distrito Federal, neste domingo, 8. Elmano ainda frisou, durante a cerimônia de posse dos docentes, que a educação no Ceará é a prioridade de seu governo. “É o carro-chefe do nosso governo”.
A posse também cumpre o compromisso assumido pela ex-governadora Izolda Cela, que divulgou a data no dia 26 de dezembro de 2022. A convocação, em setembro, e a nomeação dos profissionais aconteceu em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os novos professores já começam a atuar no Ceará a partir do dia 23 de janeiro, com oficina pedagógica.
“Vocês chegam em uma rede com níveis muito importantes de estruturação. Vocês chegam em escolas já bem mais organizadas, com foco nos alunos, nos estudantes, tendo um sentido de responsabilidade com relação aquilo que a gente precisa entregar para a sociedade, para as famílias. Vocês não vão ficar na solidão da sala de aula de vocês. Nós temos dinâmicas assim, claro, sempre a melhorar, aperfeiçoar, muita coisa para melhorar, mas com certeza vocês vão encontrar nas escolas dinâmicas importantes para o desenvolvimento do trabalho importante, nobre que vocês assumirão“, destacou a secretária.
Uma das docentes a assumir o posto é a professora de Química Marjorie Macedo, de Salvador, na Bahia. Com o concurso, ele projetou novos desafios, agora, em terras cearenses. “Espero fortalecer e contribuir ainda mais essa rede que para nós, educadores, é referência nacional. Trabalhar aqui é um patamar profissional desejado por muitos. Espero que os professores continuem sendo valorizados para que, juntos, possamos conquistar mais vitórias para o Ceará”, registrou.
Também compareceram à posse, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro; a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo; e outras autoridades, entre deputados estaduais e federais e vereadores.