Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

Elmano é o único que cresce nas pesquisas considerando os mais bem colocados

Levantamentos após o início da campanha eleitoral mostram Elmano de Freitas avançando na casa dos 20%. Especialistas analisam as possíveis razões
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Ingrid Campos
ingrid.campos@opiniaoce.com.br

Divulgada na quinta-feira, 25, a pesquisa Ipespe, encomendada pelo O POVO, apontou que Elmano de Freitas (PT) foi o único candidato ao governo cearense entre os melhores colocados que cresceu em relação ao levantamento anterior do instituto, no cenário estimulado (quando apresentam-se os nomes na disputa). No último dia 4, o postulante petista tinha 13% das intenções de voto, saltando então para 20%.

Já os seus adversários mais fortes oscilaram negativamente dentro da margem de erro. Capitão Wagner (UB) saiu de 38% a 37%. Roberto Cláudio (PDT) foi de 28% a 25% e empatou tecnicamente com Elmano. Além disso, o petista apareceu, neste último levantamento, em segundo lugar na preferência do eleitorado no cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes aos entrevistados. O número de registro da pesquisa Ipespe é CE-07968/2022.

Na Real Big Data encomendada pela TV Record também no dia 4, Capitão Wagner lidera com 35% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e de Elmano de Freitas (PT), com 21%. O mesmo instituto divulgou pesquisa com a mesma contratante, em que Capitão Wagner tem 38%; Roberto Cláudio, 25%, e Elmano Freitas, 24%. Ambas foram no cenário estimulado. O número da pesquisa na Justiça Eleitoral (JE) é CE-00164/2022

Para Carla Michele Quaresma, cientista política, o crescimento de Elmano deve-se à sua ligação com lideranças petistas mais consolidadas, como o ex-governador Camilo Santana e o ex-presidente Lula.

“O início da campanha de rua possibilitou que as pessoas começassem a relacionar o Elmano ao Camilo e ao Lula, que acredito ser o seu maior trunfo nessa eleição. É o único candidato que, quando associado à campanha presidencial, sobe nas intenções de votos. Os outros dois acabam perdendo pontos”, explica, destacando, ainda, que o início da campanha na TV e no rádio pode o ajudar mais nesse sentido.

FORÇA DE WAGNER E RC
Apesar do crescimento de Elmano, Capitão Wagner e Roberto Cláudio são os nomes que vão ao segundo turno até o momento, de acordo com o Ipespe. Os dois estão na disputa desde a pré-campanha e acumulam maior preferência do eleitorado desde então. “Acho que o principal fator explicativo é que eles já são candidatos há muito tempo.

Apesar de o Roberto ter sido efetivado neste ano, ele já era comentado como um dos mais fortes no PDT, aponta Clayton Monte, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC).

A tese é compartilhada por Carla Michele. “O Wagner começou a fazer uma pré-campanha muito antes dos dois outros candidatos serem apresentados, e o Roberto tem uma trajetória como prefeito por duas vezes, é reconhecido pela população como um bom administrador.”

RELEVÂNCIA DE JADE
Jade Romero (MDB) é a vice de Elmano, escolhida para o posto devido à sua experiência com o manejo da militância no partido e como secretária-executiva de Esportes do Executivo Estadual. Na análise da cientista política, a “demanda crescente por participação política proveniente de mulheres” também pode ter dado vantagem à chapa de Elmano e Jade, sobretudo, como aponta a especialista, pelo episódio recente de preterimento da governadora Izolda Cela (sem partido) pelo PDT, do qual ela fazia parte até cerca de um mês.

Já para Clayton Monte, a indicação de Jade para vice não influenciou na maior adesão do eleitorado até o momento. “Eu não creio que tenha tido maior influência, até porque não tenho visto muito protagonismo dela nas peças até aqui. Talvez com o começo do horário eleitoral, e se for dado protagonismo a ela na campanha, pode ser que isso tenha alguma influência.”

[ Mais notícias ]