Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Elmano e Camilo inauguram Museu Ferroviário Estação João Felipe nesta sexta (17)

O espaço está integrado à Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)
Foto: Divulgação/Secult

Compartilhar:

O Governo do Ceará vai inaugura nesta sexta-feira (17), às 19h, mais um equipamento cultural no Centro de Fortaleza: o Museu Ferroviário Estação João Felipe. O espaço está integrado à Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e é mais um equipamento no Complexo Cultural Estação das Artes, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A solenidade de abertura contará com a presença do governador do Elmano de Freitas (PT), da titular da Secult, Luisa Cela, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), entre outras autoridades.

A programação artística reúne a apresentação musical Chorinho Roda Plural, sob curadoria do músico Tauí Castro; e performance do ator Ivanildo Soares Pereira, interpretando um maquinista, função célebre das ferrovias, com entrega de bilhetes de trem simbólicos ao público visitante. No auditório da Pinacoteca do Ceará, serão realizadas exibições contínuas do minidocumentário audiovisual “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu” (13’’14), produzido pelo Estúdio Voa.]

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Em janeiro deste ano, o Museu Ferroviário iniciou suas atividades no Complexo Cultural Estação das Artes com o lançamento das exposições de curta duração “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu” e “Memórias da Estação”. As mostras apresentadas nas dependências do Complexo Cultural Estação das Artes são homenagens aos percursos dos trens no Ceará. Com a exposição “Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, foi exposta uma maquete de cinco metros que retrata as Oficinas de Manutenção da Transnordestina, espaço conhecido pelos fortalezenses como “Oficinas do Urubu” desde os seus primórdios, nos anos 1930, quando pertencia ainda à Rede Viação Cearense.

A obra de arte foi produzida pelo ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas Oficinas há 40 anos, em escala HO, de proporção 1:87, onde cada item foi medido e reproduzido 87 vezes menor que o seu tamanho real. A mostra apresentou ainda um minidocumentário audiovisual produzido pelo Estúdio Voa. A curadoria é de Cristina Holanda. Na entrada principal do Complexo, foi apresentada a exposição digital “Memórias da Estação”, com 21 registros que cartografam as principais mudanças espaciais vivenciadas pela Estação João Felipe ao longo de quase 150 anos de história.

MAIS SOBRE O MUSEU

O Museu Ferroviário João Felipe é uma instituição permanente sem fins lucrativos, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe itens do patrimônio ferroviário do Ceará, em suas dimensões material e imaterial. O acervo é oriundo dos objetos remanescentes do antigo Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará. A instituição funcionou de 1982 até 1999, nas antigas oficinas da Estrada do Urubu (oficinas Demosthenes Rockert), hoje avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, sob coordenação da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e com o apoio da AERVC (Associação de Engenheiros da Rede Viação Cearense).

Com a criação do Complexo Cultural Estação das Artes, o Museu Ferroviário retorna em novo projeto museal e gestão compartilhada entre a Secult Ceará, o Instituto Mirante e a AERVC, com anuência do IPHAN, a partir de um inventário de objetos e documentos e um novo Termo de Cooperação Técnica entre os entes envolvidos para a sua retomada e consolidação.

[ Mais notícias ]