Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Elmano deve anunciar, “nos próximos dias”, novo concurso e pacote de ações para Segurança

A fala foi feita nesta segunda-feira (3), durante posse do novo secretário de Segurança Pública, Roberto Sá
Elmano ao lado do novo secretário de Segurança Pública. Foto: Yuri Lima/OPINIÃO CE

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) disse, nesta segunda-feira (3), durante cerimônia de posse do novo secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, que deve anunciar, “nos próximos dias”, um pacote de medidas para a pasta cearense. Em discurso inflamado e duro contra o crime organizado, Elmano adiantou que, entre as ações, estão a convocação de policiais militares aprovados no último concurso e a realização de novos certame para a PM, Corpo de Bombeiros e para demais forças integradas. O mandatário, no entanto, não deu mais detalhes.

Em coletiva de imprensa, logo após a posse de Sá, Elmano destacou que o novo titular tem “carta branca” para montar sua equipe e evitou adiantar sobre eventuais trocas nos comandos das polícia Civil e Militar. “Vamos conversar com o secretário de Segurança e estamos discutindo um conjunto de medidas, que deveremos anunciar, brevemente, mas ficará a cargo do secretário. Iremos discutir se haverá ou não mudanças e, caso haja, onde será. O secretário terá carta branca para decidir”, disse.

Após a posse, o novo titular ressaltou que atuará, primeiro, localizando e reforçando o combate ao crime nas manchas mapeadas no Estado. “Nesta jornada de quase 40 anos de segurança pública, desde o comando de unidade de operações especiais, lamentavelmente enfrentando aquilo que os senhores veem dia a dia nas comunidades do Rio de Janeiro. São armas calibres 762, .5, .50, calibre 38, granadas e todo tipo de instrumento que o crime, infelizmente, tem acesso. Gostaria de dizer aos profissionais de segurança pública do Ceará que os senhores contem comigo, integralmente, para juntos, com todos os poderes e forças aqui presentes, enfrentarmos a criminalidade“, disse.

COMITÊ

Ainda na cerimônia, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que deve instituir um comitê estratégico de segurança integrada para se reunir, periodicamente, com representantes do Tribunal de Justiça do Ceará, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, comando da PM, da Polícia Civil e de outras forças de segurança. Segundo ele, o objetivo é formular ações de combate ao crime organizado no Estado. “Precisamos ter mais presença na rua. O nosso povo tem que enxergar essa presença e, para isso, vamos garantir mais condições. A segurança pública se torna, ainda mais, a prioridade política, orçamentária e financeira e eu não medirei esforços de investimentos para garantir isso“.

Com colaboração de Yuri Lima.

[ Mais notícias ]