O governador Elmano de Freiras (PT) esteve reunido na manhã deste sábado coma cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e exigiu rigor nas investigações e nos trabalhos da Forças de Segurança do Estado, especialmente nas ações criminosas que resultaram em 10 mortes e seis pessoas lesionadas, em decorrência da chacina ocorrida em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, na madrugada de quinta-feira (20) e na tentativa de chacina registrada na noite de sexta (21) na Areninha do Barroso, na Grande Messejana. O encontro foi no Centro integrado de Segurança Pública (Cisp).
Em Viçosa do Ceará, nove pessoas foram colocadas lado a lado, na Praça Clóvis Beviláqua e em seguida os criminosos efetuaram dezenas de disparos. Sete pessoas morreram e duas ficaram gravemente lesionadas, sendo que um jovem de 22 ano não resistiu, totalizando oito vítimas mortas. A chacina ocorreu na madrugada de quinta. Na noite desta sexta, criminosos chegaram à Areninha do Barroso e promoveram um tiroteio que matou uma idosa e uma criança. Três crianças e uma mulher foram feridas.
Após a reunião, o Governador Foi às redes sociais e fez mais uma publicação sobre as ações criminosas que abalaram a seguran no Estado.
“Determinei total rigor nas investigações e nos trabalhos das nossas Forças de Segurança. Um adulto e um adolescente já foram capturados suspeitos de envolvimento na ocorrência registrada no Barroso, além da prisão de uma pessoa suspeita de atuação no caso em Viçosa do Ceará. O trabalho continua!”, disse Elmano de Freitas.
PRISÃO NO PIAUÍ
Na sexta-feira, policiais civis do Ceará prenderam um homem de 51 anos, suspeito de participação na chacina de de Viçosa do Ceará. Ele foi localizado na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Um veículo utilizado no apoio aos criminosos também foi apreendido. As diligências foram coordenadas pelo delegado Ricardo Pinheiro, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve presente à reunião da cúpula da SSPDS com o governador Elmano de Freitas.
O suspeito (nome não revelado) tem passagens pela Polícia por crimes de tráfico e associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Ele, de acordo com informações obtidas pelos investigadores, teria mostrado o local onde as vítimas se encontravam aos executores. Os policiais cearenses tiveram o apoio de equipes das das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado do Piauí (Ficco).
Segundo Ricardo Pinheiro, as investigações iniciais apontam que a motivação da chacina estaria relacionada a disputa entre grupos criminosos na região da Serra da Ibiapaba.
As apurações mostram ainda que o alvo principal seria a mulher de 23 anos, uma das pessoas assassinadas. De acordo com a autoridade policial, a vítima tinha antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo. Ultimamente, a vítima estava sendo monitorada por uma tornozeleira eletrônica.
BARROSO
Com relação à tentativa de chacina no Barroso, a Polícia agiu de imediato e prendeu um adulto (identidade não revelada) e apreendeu um adolescente. O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez, informou que as investigações serão intensificadas peara identificar outros envolvidos no crime, como também saber a motivação do crime, principalmente porque as vítimas, claramente, não tinham envolvimento com crimes. Ele reforçou que policiais civis e militares entraram em diligência logo que tomaram conhecimento do crime e o resultado foi a captura de dois suspeitos na manhã deste sábado. Acrescentou que ambos têm envolvimento com grupos criminosos que agem para intimidar a população. “Isso nós não vamos permitir”, disse.
O delegado Ricardo Pinheiro, logo que deixou o suspeito capturado no Piauí na Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, se dirigiu para a Capital, pois tomou conhecimento da ocorrência no Barroso e está participando das investigações.
O diretor do DHPP lembrou que rimes semelhantes foram cometidos na Grande Messejana, quando criminosos armados chegam a espaços de lazer públicos e atiram a esmo, matando pessoas inocentes. Márcio Gutierrez e Ricardo Pinheiro asseguram que as investigações serão intensificadas, com o objetivo de prender todos os envolvidos nesses crimes.