Menu

Elmano defenderá “grande pacto pela segurança pública” em reunião com Lula em Brasília

Foto: Divulgação/SSPDS

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participará de uma reunião em Brasília nesta quinta-feira (31) com o intuito de discutir ações que possam fortalecer o País no enfrentamento à violência, à insegurança e ao crime organizado. Em coletiva após reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) nesta quarta-feira (30), o chefe do Executivo estadual afirmou que defenderá um “grande pacto pela segurança pública” no encontro. “Será no sentido de que possamos construir um grande pacto pela segurança pública e que envolva todos os poderes”, afirmou.

Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, o governador já havia adiantado o assunto, cobrando uma união dos Governos dos estados com o Governo Federal, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e os Ministérios Públicos. Na ocasião, ele relatou que os índices de violência e insegurança têm diminuído no Ceará, mas que ainda é preciso trabalhar mais para “garantir a paz e a tranquilidade para o povo ter segurança”. Uma das medidas seria a união dos entes.

Na reunião em Brasília, como explicou Elmano na coletiva desta quarta, devem estar presentes, além de Lula (PT), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Superior Tribunal Judiciário (STJ), Herman Benjamin; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O petista afirmou que as presenças dão condições de discutir todas as medidas necessárias.

CRIME ORGANIZADO

O governador cobrou também acerca da importância de fortalecer as forças de segurança em relação à “descapitalização do crime organizado”. A ação envolve, como destacou Elmano, medidas legislativas, unificação de banco de dados, de acesso das instituições e a superação de uma “certa desconfiança entre as instituições”. “Precisamos construir uma ambiência de colaboração entre as instituições que fazem ou buscam fazer a segurança pública do País”.

Para o ano de 2025, o Governo do Ceará prevê um orçamento de R$ 5 bilhões para a segurança pública, como consta no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Neste ano de 2024, o orçamento para a pasta foi de R$ 4,7 bilhões. Segundo o chefe do Executivo, o aumento faz parte da importância que o Governo vem dando ao tema.

“Estou convencido de que, para enfrentar o crime organizado, precisamos fortalecer muito as forças de segurança”, disse, ressaltando que se fortalece a segurança com “uma maior capacidade de pessoal, em tecnologia, [melhoria das] condições de trabalho dos profissionais e integração com as outras forças de segurança do Governo Federal, de Prefeituras e demais entes como o Poder Judiciário e o Ministério Público”, completou.