Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Elmano inicia agenda oficial na China com visita a parque de geração de energia renovável

Governador acompanhou a produção de pré-moldados utilizados na construção de habitações populares
Governador do Ceará viu potencial de parceria , principalmente no Complexo do Pecém Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

Compartilhar:

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), deu início neste domingo, 10, às atividades da agenda na China, mostrando que investimentos podem ser trazidos para o Estado, reforçando e firmando mais parcerias. “Iniciei a agenda na China em busca de mais investimentos para o Ceará”, postou nas redes sociais. A primeira parada foi na Zona de Demonstração de Hidrogênio para Energia do Distrito de Daxing, em Pequim, numa pauta relacionada a energia limpa.

O governador explicou que o parque, inaugurado em 2021, conta com mais de 170 empresas chinesas e internacionais que investem na cadeia produtiva para geração de energia por meio do hidrogênio. “Acompanhei, em uma estação instalada no local, o abastecimento do tanque de 35 quilos de hidrogênio de um ônibus”, destacou.

Focado nos investimentos na produção de energia renovável no Ceará, o Estado brasileiro é o que possuí mais memorando de intenção assinados para a produção de Hidrogênio Verde (H2V), totalizando 32 documentos até o momento. Isso fez com que o governador demonstrasse o interesse em estreitar os laços com o desenvolvimento e implementação de um intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará.

“Foi um momento de troca de experiências nessa área que tem se consolidado no Ceará. O nosso estado tem grande potencial na produção de energia renovável. O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará para troca de tecnologia e conhecimento na área”, relatou Elmano.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O governador ainda visitou a fábrica da Sany Construções, em Pequim, onde teve a oportunidade de conhecer a tecnologia de produção de pré-moldados para a construção de habitações populares. Segundo Elmano de Freitas, o objetivo é identificar o potencial para a instalação de uma fábrica desse tipo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). “A estrutura portuária do Ceará atende os requisitos e está pronta para receber a indústria de pré-moldados e, dessa forma, agregar valor à indústria cimenteira já presente na área. O empreendimento representa mais desenvolvimento e emprego para os cearenses”, falou o governador.

PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (15)

Nesta segunda-feira, 11, Elmano de Freitas visita a sede da SPIC, subsidiária da State Powernvestment Corporation of China (Spic). Em abril deste ano, ele assinou um memorando de entendimento para desenvolver em projeto de geração de energia renovável em terra e no mar, no Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. O acordo prevê estudos de viabilidade para a geração de energia solar, parques eólicos no mar e a produção de hidrogênio verde e azul.

Já na próxima terça-feira, 12, Elmano visitará na cidade de Fuzhhou, a NetDragon, empresa de tecnologia especializada em games, que tem um braço dedicado à educação (com tecnologia). Os sistemas de serviços educacionais foram construídos com hardware, software, plataforma e recursos com base nos segmentos de mercado, que abrangem a educação pré-primária, educação básica, ensino superior, educação vocacional, treinamento empresarial, educação não universitária e ao longo da vida.

Na quarta-feira, 13, outra visita terá objetivos de parcerias para educação no Estado, no Centro de Inovação em Saúde Cardiovascular, que pertence ao BRICS. O objetivo é que, no futuro, mais serviços médicos internacionais sejam oferecidos. A parceria pode tem o propósito de desenvolver as tecnologias para uso na saúde, e auxílio na formação de médicos por meio de instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Logo após essa visita, Elmano participará de um encontro do BRICS.

Ainda na quarta em Xiamen, Elmano visitará a Zona de processamento de exportação (ZPE) da China. O equipamento tem 147 rotas comerciais nacionais e internacionais, alcançando 43 países e 139 portos, ocupando o 7º lugar na China e o 14º no mundo. Por meio da parceria, setores como turismo, educação e comercial podem ser desenvolvidos e ampliados.

Durante a quinta-feira, 14, Elmano visita os escritórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Em maio deste ano, o Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação em TIC nas escolas e universidades existentes no Estado. Os objetivos da parceria são fomentar o treinamento de jovens em diferentes áreas profissionais e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Conforme o Governo do Ceará, esta iniciativa será levada a toda rede estadual de educação.

No mesmo dia, Elmano deve visitar a BYD Co. Ltd, empresa chinesa de grande porte que produz carros elétricos e placas fotovoltácias, dentre outras coisas. É dessa empresa o novo modelo de viatura elétrica, que está em teste, pela Casa Militar do Governo do Ceará. O veículo tem autonomia para 400 km e possui dois modelos de recarga, o rápido — de 2 horas — e o prolongado, de até 8 horas. No último dia, sexta-feira (15), o governador visitará em Xangai, a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do BRICS, e jantará com membros do Bank of China Internacional Holdings Co. Ltd, uma subsidiária do Banco da China.

[ Mais notícias ]