Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Elmano de Freitas envia nesta terça à Assembleia texto da reforma administrativa

Proposta inclui recriação de pastas antigas, desmembramento de órgãos já existentes, reformulação de antigas coordenadorias especiais e criação de secretarias inéditas
Foto Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Após uma tarde intensa de reuniões com a base aliada dos deputados estaduais no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas (PT) envia nesta terça-feira, 7, mensagens prioritárias à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), incluindo a da Reforma Administrativa, que prevê a criação de secretarias de Estado, que dentre outros pontos, deve tentar medir o tamanho de governistas e da oposição no Legislativo estadual. Serão criadas, no total, nove secretarias. A mensagem da reforma era para ter sido enviado ontem, mas foi adiada para hoje.

A proposta de mudança inclui a recriação de pastas antigas, o desmembramento de órgãos já existentes, a reformulação de antigas coordenadorias especiais e até a criação de secretarias inéditas, como Mulheres, Igualdade Racial e Povos Indígenas.

O petista deve estar de mãos dadas com as ações do Governo Federal devido aos objetivos em comum: “defender a democracia, lutar pelo desenvolvimento dos estados e municípios e, de forma incessante, ajudar a combater a fome do nosso povo”, defendeu Elmano em seu primeiro discurso oficial na Alece.

Com isso, o líder do governo também destaca que a ideia da mudança e da criação de secretarias é de promover uma “paridade transversal” de pastas com o Governo Federal, replicando uma série de ministérios criados por Lula (PT).

Conforme informado anteriormente pelo OPINIÃO CE em entrevista no início do mês, o impacto financeiro no orçamento do Governo com o aumento do secretariado trará, na verdade, uma diminuição de despesas: “Nós vamos anunciar algumas medidas de restrição que serão, no mínimo, 10 vezes maiores do que nós vamos ter com aumento de algum cargo de secretaria.

Serão medidas, inclusive, de controle de custeio e redução de despesas. Será muito maior do que algum aumento que possa vir a acontecer”, explicou.

ARTICULAÇÕES
No último sábado, 4, Elmano já havia reunido em seu gabinete a equipe do Governo e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), para definir o projeto sobre combate à fome que será enviado aos deputados.

O programa será conduzido pela primeira-dama, Lia Freitas, e antecedido por grande campanha publicitária para mobilizar a sociedade sobre o tema. Conforme destacou Elmano, o foco será atender “principalmente a população mais carente”. Ao mesmo tempo em que distribuirá alimentos, incluindo famílias em vulnerabilidade em programas sociais, o governador pretende substituir casas de taipa por moradias de alvenaria, assim como construir moradias através do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

“Existem projetos que não receberam repasses do Governo Federal nos últimos anos e acabaram sendo prejudicados. Nosso povo do campo e da cidade merece uma moradia digna“, declarou Elmano após reunião com os dirigentes da Caixa.

“Retomar as obras de moradia popular, através de programas como o Minha Casa Minha Vida e o de Habitação Rural, assim como as de saneamento e infraestrutura. Este foi o principal tema da conversa que tivemos nesta sexta-feira com os dirigentes da Caixa Econômica Federal”, escreveu, no Twitter.

Nesta segunda-feira, 6, ainda, o chefe do Executivo participou, ao lado do senador Cid Gomes (PDT) e do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), da posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro. Ele destacou, na oportunidade, que a instituição tem papel fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas no Ceará e demais estados brasileiros.

“A instituição cumpre papel fundamental para auxiliar os estados no financiamento de projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Desejo sorte e ótimo trabalho ao presidente à frente do banco”, escreveu Elmano no Twitter.

[ Mais notícias ]