O governador Elmano de Freitas (PT) apresentou nesta segunda-feira (8) o Plano Estadual de Contingência para impactos do El Niño ao ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A comitiva cearense contou com as presenças dos secretários dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e da senadora Augusta Brito (PT).
“O plano contempla diversas ações emergenciais, estruturantes e propostas a serem negociadas com o Governo Federal. Agradeço à receptividade do ministro Waldez que é sensível aos efeitos que um fenômeno como o El Niño tem na vida de milhões de nordestinos, entre eles os cearenses”, afirmou Moisés Braz.
O titular da SDA destacou ainda que o Ceará parte na frente no sentido de proteger a população. “Para 2024, a expectativa é de chuvas abaixo da média histórica. Embora tenhamos tido boas recargas dos reservatórios com as chuvas do ano passado, não sabemos como serão os anos seguintes. Daí, a ação diligente do governador Elmano em dotar o Ceará de instrumentos para garantir abastecimento de água nas cidades do interior e produção no campo, tão importante para a nossa economia”, acrescenta Moisés Braz.
Durante a reunião, os gestores debateram parcerias em projetos de convivência com a seca, como a ampliação do número de poços e apoio a projetos de energia solar. Ações voltadas para a garantia da segurança hídrica no Ceará também estavam na pauta do encontro.