O governador Elmano de Freitas está vencendo a mais difícil etapa do seu mandato: superar a popularidade do ex-governador Camilo Santana, que deixou o Abolição com 80% de aprovação e popularidade. Os 65% de popularidade já colocam Elmano em destaque como um dos mais bem avaliados governadores do Nordeste, ao lado dos governadores da Bahia e Piauí. Os dados são da pesquisa Atlas. A popularidade de Elmano está crescendo com suas ações. Elmano já percorreu mais de 40 municípios no primeiro ano de governo. A mobilidade garante popularidade, pela aproximação com prefeitos e comunidades.
O Ceará Sem Fome, a implantação do ensino em tempo integral, areninhas, quadras de areia, robusta política social e de segurança vão render muita popularidade. O gabinete do governador aposta em forte influência de Elmano nas eleições municipais.
BNB VOLTA AO FURACÃO DAS CRISES
O governo do presidente Lula optou por uma diretoria do BNB indicada por partidos políticos. A briga por cargos está na pauta para saber com quem fica a CAMED, braço do banco que cuida dos funcionários e dependentes e está sendo usada para gerir o CrediAmigo e o Microcrédito, que têm a maioria dos R$ 55 bilhões do orçamento para 2024. O BNB está sob o controle de Artur Lira, José Guimarães e Paulo Câmara.
SANTA CASA TEM SAÍDA
O provedor da Santa Casa, Vladimir Spinelli, é gestor profissional. O custo do hospital será resolvido com aporte de R$ 24 milhões/ano. Spinelli não crítica, mas sabe que seria uma contribuição pequena do poder público a uma instituição que só atende pelo SUS pessoas pobres, indigentes.
CEARÁ POR ELAS
Cerca de 77 prefeitos aderiram ao Ceará por Elas, programa coordenado pela Secretaria da Mulher, comandada pela vice-governadora Jade Romero. Nesta quinta-feira (11), Jade Romero recebeu adesão de 18 prefeitos e disse que o combate à violência contra a mulher já apresenta resultados.
LUPI EM FORTALEZA FARÁ UM NOVO PDT
O ex-senador Flavio Torres assume, na tarde desta sexta-feira (12), o comando do PDT no Ceará. O partido deixará claro que atuará na oposição ao governo Elmano e ao ministro Camilo Santana. Na artilharia, atuarão Ciro Gomes, Sarto, Cláudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho.