Voltar ao topo

21 de março de 2025

Elmano cobra que o sistema financeiro seja mais atuante no combate ao crime organizado

Segundo o Governador, a atuação poderia ser por meio de interlocução com as Forças de Segurança, para que sejam dadas pistas de “onde o dinheiro está circulando para se chegar aos grandes chefes do tráfico de drogas”
Governador Elmano de Freitas. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em coletiva realizada nesta sexta-feira (19), cobrou que o sistema financeiro seja mais atuante no combate ao crime organizado. Segundo ele, essa ajuda poderia ser realizada por meio de interlocução com as Forças de Segurança, para que sejam dadas pistas de “onde o dinheiro está circulando”. Com isso, como completou, o Estado teria mais facilidade “para chegar aos grandes chefes do tráfico no Brasil e na América Latina”.

“Eu considero que é muito importante discutir qual o papel do sistema financeiro de combate ao crime organizado. É inimaginável que o tráfico de drogas movimente bilhões de reais”, afirmou.

A fala ocorreu durante resposta sobre uma reunião que deve ocorrer entre o presidente Lula (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e os governadores dos estados brasileiros. “O que o Lula está propondo é uma primeira reunião com todos os governadores do País. [Estou] aguardando que seja realizada”, disse. Conforme o petista, ele teve uma conversa com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e com os comandos das entidades vinculadas. O objetivo foi bater propostas que o Estado do Ceará pode apresentar ao encontro com Lula. “Temos várias ideias, mas aguardamos o momento da reunião para apresentar”.

O governador citou ainda que aguarda “de maneira muito positiva” que o Governo Federal demonstre interesse em atuar “de forma mais intensa” na integração das Forças de Segurança. Sobre as possíveis discussões, ele destacou que devem ser debatidas questões como alteração da Legislação, reforço das forças federais à Polícia Federal (PF) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e investimento federal nas áreas de tecnologia dos estados, visando auxiliar no combate à insegurança.

A coletiva foi realizada durante solenidade em que o governador promoveu 12 oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) ao cargo de coronel. Com a promoção, a PMCE conta agora com 30 nomes na patente mais alta. 

“COMPLEMENTARIDADE” NO PERFIL DOS CORONÉIS

O governador, na ocasião, destacou a importância da “complementaridade” nos perfis dos 12 oficiais promovidos. “Cada um com histórias distintas. Acredito que quando você tem um comando com vários coronéis, é muito importante que você tenha uma complementaridade das qualidades que cada um tem”, disse, ao OPINIÃO CE. Conforme o chefe do Executivo, é isso que faz um “comando forte”. Como explicou Elmano, a promoção a coronel ocorre após um estudo realizado pelo próprio comando da PM, que envia cinco nomes ao Governo, que escolhe um deles.

[ Mais notícias ]