O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o Ceará está próximo de conseguir uma “conquista histórica” no que diz respeito à vacinação contra a febre aftosa. De acordo com ele, em live semanal nesta quarta-feira (8), das vacinas aplicadas nos rebanhos, pouco mais de 5% precisam ser declaradas para que o Estado esteja livre de acometimento pelo quadro que afeta o gado. Atualmente, 84,89% das vacinas aplicadas foram declaradas. “Se chegarmos nos 90%, não vamos vacinar gado com febre aftosa nunca mais”, disse.
“Falta 5% das declaração para chegarmos aos 90% e termos essa conquista histórica. Lutamos por isso há 20 anos. Agora, se Deus quiser, vamos alcançar essa grande conquista para a agropecuária do Ceará”, afirmou Elmano. Na semana passada, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia considerado o Ceará como um estado livre da febre aftosa.
Conforme o chefe do Executivo, profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) visitaram o Estado para acompanhar a situação atual do Ceará em relação à doença. Ainda de acordo com Elmano, o Governo vem trabalhando para que a febre aftosa seja erradicada no território cearense, seja por meio da distribuição de veículos para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), ou pela contratação de agrônomos e veterinários que vão atuar para que as barreiras sanitárias com demais estados que fazem divisa sejam respeitadas.
Como explicou o petista, até o último dia 30 de abril, o Governo vinha trabalhando em campanha para que os agricultores vacinassem os rebanhos. “Agora, trabalhamos para que deem a declaração para a Adagri”.