O governador Elmano de Freitas (PT) esteve reunido, nesta terça-feira (22), com representantes da empresa chinesa Power China. Em Xangai, capital do país asiático, o chefe do Executivo cearense se reuniu com a companhia, em que discutiu sobre a possibilidade de a empresa ampliar o seu investimento de mais de R$ 1,8 bilhão no Ceará. A Power China auxiliou na implantação de parque de energia solar em Mauriti, no Cariri.
Elmano, após a reunião, afirmou que o encontro foi muito positivo. “Sinalizaram para a possibilidade de ampliação do investimento no estado do Ceará, o que muito nos animou”, disse ele. Além disso, foram discutidas possíveis parcerias em outras áreas, que, segundo o governador, seriam “gargalos” ainda no setor da energia, no âmbito estadual.
“Certamente, teremos novidades importantes para investimento em nosso Estado a partir da reunião e da parceria que estamos realizando”, acrescentou.
A Power Construction Corporation of China, ou apenas Power China, é um grupo de construção integrado que fornece investimento e financiamento, projeto de planejamento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos e gerenciamento de operações para energia limpa e de baixo carbono, recursos hídricos, construção ambiental e infraestrutura. O parque solar no Cariri, que conta com potência de 343 Megawatt (MW), foi assinado pelo Governo do Ceará junto ao grupo chinês, ainda no ano de 2023.
DEMAIS PAUTAS
Ainda em Xangai, Elmano se reuniu com o embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil na cidade, e sua equipe. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações comerciais entre o Ceará e a China. À noite, ainda participou de jantar promovido pela Associação de Amizade da China com Países Estrangeiros (CPAFFC), uma organização nacional engajada na diplomacia interpessoal da China, com o objetivo de promover a cooperação internacional.
Na agenda, Elmano também visita fábricas de empresas chinesas visando atrair mais investimentos e fortalecer o polo automobilístico do Ceará, uma 1ª planta multimarcas do País, que será responsável pela produção de 80 mil veículos por ano e pela geração de 9 mil empregos. Nezinho Farias (PSB), prefeito de Horizonte, cidade onde estará localizado o polo, está na comitiva cearense.
Também participam da viagem o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), e o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
