O Governo do Ceará e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal assinaram, na manhã desta terça-feira (21), uma carta-compromisso que reafirma os esforços em prol da primeira infância, em especial, crianças de 0 a 6 anos de idade. O acordo também prevê apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social. Implementado pelo poder público estadual e os municípios, as políticas são voltadas aos eixos de gestão, educação infantil, cidades e parentalidade.
O documento, assinado pelo governador Elmano de Freitas, prevê a promoção de melhorias na qualidade da educação infantil, o fomento de atividades de estimulação integral, a redução da violência doméstica contra a criança e o desenvolvimento de um modelo de gestão integrada às políticas de primeira infância. “Reafirmo o compromisso em dar continuidade a pesquisas, realizar diagnósticos e fortalecer o planejamento estratégico para a atenção, cuidado e desenvolvimento de ações à primeira infância”, destacou o gestor.
A Fundação acompanha, há quatro alguns anos, a implementação de políticas em prol da infância. Entre as ações realizadas e que terão continuidade, destacam-se o apoio ao Plano Estratégico das Políticas de Primeira Infância e a pesquisa de Avaliação do Perfil e Parentalidade das Famílias do Cartão Mais Infância Ceará.
“Para a Fundação, é uma alegria continuar trabalhando com o Governo do Estado, para a melhoria de vida e desenvolvimento das crianças do Ceará e do Brasil. Cuidar das crianças é cuidar da família, cuidar da educação, da saúde, promover geração de emprego e renda. Esses são compromissos que o Ceará assumiu e que continua comprometido. Parabéns”, expressou Mariana Luz, a CEO da Fundação.
Entre os compromissos celebrados estão, ainda, a definição de parâmetros de qualidade, equidade e implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará na Educação Infantil, e dos programas Urban 95; Crescer Aprendendo; ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros e o Família+, além da implantação de equipamentos educativos, sociais e de lazer nos municípios.
“É uma alegria muito grande podermos reafirmar esse compromisso com nossas crianças, saber que vamos continuar com nossas ações e projetos preparando, formando técnicos, criando estruturas e desenvolvendo projetos em prol da primeira infância no Ceará. Estou muito feliz”, expressou a secretária de Proteção Social, Onélia Santana.