O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou qu,e a partir da próxima terça-feira (9), será dado início ao programa que garante serviço gratuito em clínicas veterinárias para protetores de animais com renda mensal de até dois salários-mínimos. O anúncio foi feito em live nesta quarta-feira (3). A política faz parte de uma das ações da Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa), pasta criada pelo governador em 2023. Um total de 16 clínicas em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Interior já estão conveniadas. Confira a lista:
Fortaleza
- Somavet;
- Bichomania;
- Bicho do Mato;
Eusébio
- Zoomare;
Juazeiro do Norte
- Pet Social Patinhas de Rua;
Boa Viagem
- Lobo do Sertão;
Icó
- Icovet;
Limoeiro do Norte
- Centro de Saúde Animal São Sebastião;
- Annimals;
Sobral
- Centro Veterinário Anjos Pet
Crateús
- Amicão Veterinária e Pet Shop
Ipueiras
- AgroPet Ipueiras
Tauá
- Clínica Veterinária Dr Cordeiro
Tamboril
- AgroAnimal
Santa Quitéria
- Clínica Mundo Animal;
Granja
- Clínica Animal.
Durante a live, o governador ligou para o atual secretário da Sepa, David Rattacaso, que explicou como a iniciativa vai funcionar . Segundo o titular, a ação se trata de algo histórico, no qual protetores previamente cadastrados poderão levar seus animais de estimação para realizarem o serviço médico veterinário secundário. “No atendimento, quem fará jus serão os tutores e protetores cadastrados no site da Sepa. É muito importante termos servidores por todo o Estado que podem auxiliar no cadastro dos protetores”, disse.
Como explicou Rattacaso, o cadastro dos protetores já é feito desde o começo do ano. O processo pode ser feito clicando neste link. Após o cadastro feito, é necessário que o protetor faça o agendamento no site da Sepa. É possível acessá-lo clicando aqui.
“Entra lá, com o login e senha, e vai acessar tanto a clínica quanto o serviço que vai querer ser atendida. Ao final do procedimento, a clínica dá o horário, o dia e onde vai ser atendido, tanto em Fortaleza, Região Metropolitana e nos interiores”, afirmou.
Como ressaltou Elmano, há pessoas que não têm condições de pagar pelos serviços veterinários. O chefe do Executivo cearense destacou ainda os moradores de rua que possuem animais, que além de não terem condições financeiras, precisam de auxílio do Poder Público para que se cadastrem na política. O governador cobrou que a pasta faça algo neste sentido. O secretário David, ao fim da ligação, afirmou ainda que vai ter outro edital para ampliar o atendimento de tais clínicas, em setembro.