O Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (18), a Delegacia de Polícia Civil de Crateús, que contemplará casos do próprio Município, de Ipaporanga, Ipueiras, Poranga, Novas Russas, Ararendá, Tamboril, Independência, Novo Oriente e Monsenhor Tabosa. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
Fortalecendo as medidas na pasta, o chefe do Executivo está realizando uma série de investimentos para a segurança e reforçando a necessidade de o Estado promover uma “sensação de segurança para a população”. Na ocasião, Elmano ainda adiantou que, nas próximas semanas, deverá realizar uma reunião com o Governo Federal para reunir alianças no enfrentamento ao crime organizado.
“Vamos continuar a nossa ação implacável contra o crime no Estado do Ceará. Eu vou continuar fortalecendo a Polícia Militar, a Polícia Civil e a área de inteligência do nosso Governo para fazer o enfrentamento ao crime organizado no Estado. Vamos, talvez nas próximas semanas, ter uma reunião com o Governo Federal para poder ver como aliamos, juntamos cada vez mais as nossas forças com a Polícia Federal, com a Polícia Rodoviária Federal, com o aumento da nossa área de inteligência para fazer o enfrentamento e derrotar o crime organizado no Estado do Ceará”, destacou o governador.
A obra da nova unidade contou com o investimento de R$ 2,5 milhões, reunindo um total de 57 policiais civis da delegacia, entre delegados, escrivães e inspetores. “Estamos aqui inaugurando mais uma delegacia da Policia Civil, agora em Crateús, que dá melhores condições de trabalho aos polícias da região. E isso acontece depois de fazermos chamamento de polícias civis, foram mais de 420 para integrar as forças de segurança do Ceará. Também estamos chamando quase dois mil homens da Polícia Militar, onde 1.100 já estão concluindo a formação, 470 irão começar a formação agora e 500 estão sendo chamados. Então, vamos continuar fortalecendo as forças de segurança do Ceará no enfrentamento ao crime, que é importante para garantirmos paz e tranquilidade”, destacou o governador.
O titular da pasta de segurança, Roberto Sá, ressaltou a importância do momento para a população da região e o compromisso com a segurança de todos os cearenses. “O Governo do Ceará tem feito investimentos dando condições para que nossas forças de segurança façam um bom trabalho. O governador, nós da cúpula de segurança, cada policial em cada canto do Ceará, está fazendo um forte trabalho de prevenção para a diminuição de crimes. Não iremos recuar”, finalizou o secretário da SSPDS.
DELEGACIA
A nova delegacia terá funcionamento 24h e irá atender os municípios de Crateús, Ipaporanga, Ipueiras, Poranga, Nova Russas, Ararendá, Tamboril, Independência, Novo Oriente e Monsenhor Tabosa, impactando a vida de aproximadamente 200 mil pessoas da região. A obra teve um investimento de R$ 2.586.134,19 e abrigará 6 delegados, 15 escrivães e 36 inspetores, totalizando um efetivo de 57 policiais civis que poderão atuar com a melhor estrutura já oferecida, de acordo com o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez.
“Têm sido realizados diversos investimentos na PCCE, desde a entrega de armamentos, viaturas, investimento em pessoal, chamando 428 policiais civis, e ainda estamos entregando equipamentos mais modernos e estruturantes como este”, pontuou o delegado-geral. “Então, temos avançado bastante no nosso trabalho e na entrega de resposta à população. Com essa melhor estrutura, as condições de trabalho serão ainda melhores e terão muitos resultados”, concluiu.