O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira (24), posses e convocações para as forças de segurança do Ceará. Serão 428 policiais civis empossados na próxima quarta-feira (26); mais 426 aprovados no último concurso da Polícia Militar para iniciar o curso de formação; e 83 peritos forenses a serem empossados na próxima segunda-feira (1º). Ao todo, são quase 2.700 profissionais incorporados pelo Governo do Estado no combate às organizações criminosas nas últimas semanas.
Conforme o Governo, eles se somam aos 1.185 soldados e 160 oficiais da PMCE em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). “Realizamos reuniões durante todo o final de semana para discutir novas ações e analisar o cenário do estado. As posses e convocações divulgadas são muito importantes para continuarmos o reforço para as forças de segurança. Iremos até o fim no enfrentamento aos grupos criminosos do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O chefe do Executivo também disse que está pedindo celeridade à empresa organizadora do último concurso da Polícia Militar para a análise dos exames médicos. “Existe todo um processo para a entrega desses exames, mas já solicitei que isso ocorra de forma mais rápida. Assim, também poderemos contar com essas tropas para as nossas forças de segurança”, disse. A ideia do chefe do Executivo Estadual é convocar mais 400 pessoas para ingressarem nos quadros da PMCE e iniciarem o curso de formação.
O anúncio desta segunda-feira também contou com as presenças do secretário da Segurança, Roberto Sá; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Sávio.
COMITÊ
O Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) realizou a sua primeira reunião e também fez suas primeiras determinações: o fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas; fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); fortalecimento da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco); ampliação imediata do Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e reforço de estrutura e pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); alinhamento entre Governo Federal e estados para a construção de um plano nacional de combate à violência.