Voltar ao topo

23 de março de 2025

Elmano anuncia reforço de 220 policiais para o programa Segurança no Ponto

A ação, iniciada em março deste ano, garante a presença policial em pontos de ônibus da capital Fortaleza
Governador Elmano de Freitas, no CISP. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (4) o reforço de 220 policiais militares para o programa Segurança no Ponto. A ação, iniciada em março deste ano, garante a presença policial em paradas de ônibus de Fortaleza, visando evitar que ocorram furtos e roubos enquanto a população espera o transporte público. Ao OPINIÃO CE, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que o reforço obedece aos dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), acerca dos locais que mais precisam da presença das forças de segurança.

Conforme o governador, o novo efetivo vai possibilitar a inclusão de mais 110 paradas de ônibus que possuirão policiais tentando garantir a segurança, “chegando a quase 300, que passam a ser diretamente policiadas em Fortaleza”. “O policiamento será empregado nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, de 6h às 8h. O programa também garante o policiamento nos horários de pico no fim da tarde e início da noite”, explicou.

No Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), Elmano dirigiu a palavra aos agentes da segurança da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que integrarão a política a partir desta quinta. “Quero desejar, a todos e todas, o êxito na missão. Tenho certeza que isso afastará [roubos e furtos] e os dados estão apresentando isso“, disse. O chefe do Executivo Estadual frisou, no entanto, que é necessária atenção para uma consequência que a política pode gerar. “Também sabemos que isso vai gerar outro tipo de reação daquele que quer praticar o furto ou o roubo, talvez para praticar dentro do ônibus ou dentro da parada”. Sobre isso, o governador afirmou que serão discutidas estratégias seguintes para evitar que tal cenário ocorra.

“Tudo o que essa pessoa quer na sua vida é pegar o ônibus com tranquilidade e paz, a presença de vossas senhorias, a presença da Polícia Militar, dá a essa pessoa a tranquilidade que tanto almeja nos dias de hoje”, completou.

A iniciativa foi lançada em março com o intuito de reduzir os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) nas paradas de ônibus da Capital. À época do lançamento do programa, o governador ressaltou ser importante que a população realize boletins de ocorrência (BO) para auxiliar as forças de segurança na triagem das informações e em uma melhor distribuição dos policiais pelas paradas.

PROGRAMA PARADA SEGURA

Outra ação que visa trazer segurança à população da Capital que anda de ônibus, o programa Parada Segura, da Prefeitura de Fortaleza, foi ressaltado pelo prefeito José Sarto (PDT) em coletiva nesta quarta-feira (3). Como explicou o gestor da Capital, a iniciativa permite que seja realizado o videomonitoramento das paradas por 24h, contando com a interligação dos serviços das forças de segurança dos Executivos Municipal e Estadual.

Ainda de acordo com Sarto, a Prefeitura vem fazendo blitz nos transportes públicos, por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). “Temos dados que mostram – é cedo ainda para avaliar -, mas estamos tendo uma tendência de redução [de assaltos em ônibus]. O mês de junho foi o mês que menos teve ocorrência no transporte público deste ano. É preciso continuar trabalhando para dar segurança ao povo de Fortaleza”, afirmou.

Conforme a Gestão Municipal, com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o mês de junho teria apresentado um número de 26 ocorrências, enquanto em maio foram registrados 33. O OPINIÃO CE demandou a SSPDS acerca dos dados.

[ Mais notícias ]