Menu

Elmano anuncia reajuste de 5,83% para o salário dos servidores estaduais

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta sexta-feira (21), o reajuste de 5,83% para o salário dos servidores estaduais, indicando um incremento de mais de R$ 820 milhões no orçamento estadual. O valor também inclui o retroativo de 4,83% referente ao mês de janeiro, garantindo a recomposição salarial dos servidores, com ganho acima da inflação. Anteriormente, o governador também havia feito o reajuste no salário de 6,27% no salário dos professores. Com os dois ajustes nos salários, o incremento total será de 1,1 bilhão de reais. A medida deve impactar cerca de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. A decisão se deu a partir do diálogo do governador com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC).

“Para nossa alegria que apostamos no diálogo, apostamos na negociação, quero aqui reconhecer a capacidade desse sindicato, dessas lideranças de reivindicar, de lutar pelos direitos dos nossos servidores e, ao mesmo tempo, a capacidade de dialogar e buscar encontrar caminhos para fazer avançar e a valorizar os nossos servidores e servidoras”, destacou o governador Elmano. 

A porcentagem do incremento no salário dos servidores está acima de 1% da inflação, que atualmente está em 4.83%. O governador explicou que esse 1% excedente será aplicado a partir de setembro. “Esse é o entendimento que tivemos analisando os limites orçamentários, financeiros do Estado. Portanto, nós temos em 2025 um reajuste retroativo, um reajuste de 5.83%, que garante assim a valorização dos nossos servidores”, disse o governador. 

Com a decisão do governador, a mensagem do reajuste segue para a análise da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Conforme Elmano, o reajuste deve ser implementado o “mais breve possível”.