O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou o envio do Projeto de Lei (PL) Renda do Sol à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A proposta, segundo o chefe do Executivo cearense, pretende realizar a compra de energia solar produzida por famílias do Interior do Estado. O petista anunciou o envio da proposta em live, nesta quarta-feira, 9.
Elmano quer que as famílias cearenses residentes no Sertão possam produzir e vender a energia solar. “Vamos ajudar milhares de famílias cearenses, que podem até estar no Bolsa Família, e vão sair pois vão ganhar uma renda bem maior produzindo energia solar”, explicou o governador.
Conforme Elmano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai auxiliar no programa com o financiamento das famílias para a microgeração de energia solar. “Será algo muito importante para o nosso desenvolvimento”, frisou Elmano.
SEPARAÇÃO DE HIDROGÊNIO
Ainda de acordo com o petista, a energia produzida a partir do Sol também pode ser utilizada para a separação da partícula de hidrogênio, através de um “choque na água”. “Esse hidrogênio é utilizado depois em ônibus, indústria, lá na Europa para gasoduto para fazer aquecimento das casas, então vamos poder ser um estado produtor de Hidrogênio Verde (H2V) para ter produção de fábricas e também para vender para fora do Brasil”, afirmou.