Durante a abertura do Hydrogen Dialogue Latin America, nesta quarta-feira, (18), em São Paulo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), apresentou estratégias e projetos do Estado voltados para o desenvolvimento do hidrogênio verde (H2V) nos mercados interno e externo. Segundo Elmano, o Governo do Ceará desenvolve um projeto em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e as universidades locais para a produção de hidrogênio verde. Além disso, está prevista a assinatura de um acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para criar um planejamento estratégico de longo prazo para o Estado.
“Nós vamos fazer um investimento da ordem de R$ 625 milhões para a modernização do nosso Porto [do Pecém], adaptando-o para a Transnordestina e para o hidrogênio verde. Estamos garantindo também o recurso para o reuso de água do esgotamento sanitário da Capital para a produção de H2V”, enfatizou o governador.
O governador mencionou a duplicação do Eixão das Águas, via Novo PAC, e a Usina de Dessalinização de água do mar como medidas importantes para garantir a segurança hídrica. Além disso, destacou os leilões de linhas de transmissão, a conclusão da Transnordestina e a oferta de amônia verde como fertilizante para a região do Matopiba (região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Elmano de Freitas também ressaltou a instituição de uma política de H2V e de um Conselho para tratar desse tema no Ceará.
Diante da urgência pela descarbonização global, o hidrogênio verde e as energias renováveis são apontados como soluções para a transição energética. Elmano de Freitas destacou a assinatura de 33 memorandos de entendimento e três contratos com empresas produtoras de energia limpa, totalizando cerca de R$ 40 bilhões em investimentos. Recentemente, o governo estadual assinou um Memorando de Entendimento com as empresas GoVerde Energia e Apollo Asset para viabilizar a produção de energia e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
EVENTO
O Hydrogen Dialogue Latin America, que está ocorrendo em São Paulo, até esta quinta-feira, (19), planeja intensificar as discussões sobre oportunidades de negócio e a viabilização do hidrogênio verde como a principal solução global para a descarbonização. A edição deste ano proporcionará a produção e o compartilhamento de conteúdo, bem como networking entre produtores, investidores, cientistas, operadores logísticos e grandes consumidores interessados no setor do hidrogênio verde.
