Voltar ao topo

21 de abril de 2025

Elmano afirma ter empresários envolvidos em ataques a provedores de internet

A onda de ataques a provedores de internet ocorre em todo o País. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ofereceu aos governadores o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP)
Por determinação da Justiça, o imóvel pertencente ao suspeito, que está sendo construído em Icapuí, no Litoral Leste, foi sequestrado. Foto: Divulgação/ Ascom PCCE

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) fez uma forte declaração sobre os ataques aos equipamentos de provedores de internet. Segundo o gestor, existe envolvimento entre empresários e membros de facção. Indignado com a descoberta da Polícia Civil (PCCE), Elmano garantiu que vai separar o joio do trigo e que “todos serão presos”.

“Nós vamos avançar muito [nas investigações], na prisão dessas pessoas que querem trazer intranquilidade às empresas. Tem empresário envolvido, nós já descobrimos isso. Vamos separar o joio do trigo. Empresário sério, que quer fazer seu trabalho, está sendo impedido por uma aliança de empresários que estão articulados com organização criminosa. Nós vamos botar na cadeia empresários e organizações criminosas que não querem deixar trabalhar de maneira decente e correta as empresas provedoras de internet no Ceará”, assegurou Elmano de Freitas.

EM TODO O BRASIL

A onda de ataques a provedores de internet ocorre em todo o País. Devido à gravidade da situação nas unidades da federação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ofereceu aos governadores o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

28 PRESOS

Nesta quinta-feira (20), a PCCE, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), cumpriu mandado de prisão contra um homem de 39 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso responsável por crimes no bairro Bonsucesso, na Capital. Ele também é suspeito de envolvimento com provedores irregulares de internet. A prisão ocorreu em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O suspeito é o 28º preso dentro da Operação Strike, iniciada no último dia 12, com objetivo de identificar, investigar e prender suspeitos de ataques e ameaças a provedores de internet e a funcionários das empresas para criar um comércio ilegal de serviços. A atual fase da operação busca identificar e prender os líderes dos grupos criminosos, como também bloquear patrimônios obtidos ilegalmente, como imóveis, veículos e contas bancárias.

Conforme as investigações, o homem tem passagens por homicídio doloso, integrar organização criminosa, roubo, tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ele também é investigado no envolvimento em crimes de ameaça a moradores, tráfico de drogas e porte ilegal de armas em diversos bairros de Fortaleza.

APREENSÕES

Durante a ação das equipes da Draco, do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE e da Inteligência da Polícia Militar (PMCE) (Asint), equipamentos eletrônicos e um veículo foram apreendidos e bens também foram bloqueados. Uma casa em construção também foi sequestrada. O imóvel está localizado em Icapuí, no Litoral Leste do Estado.

STRIKE

Seguindo diretriz do Governo do Ceará, as Forças de Segurança do Estado já capturaram 28 pessoas suspeitas de envolvimento com ataques a provedoras de internet. As capturas ocorreram por força de mandados de prisão e em situações de flagrante. Durante os trabalhos policiais, veículos, diversos aparelhos celulares, armas e munições também foram apreendidos. As diligências seguem em andamento.

 

[ Mais notícias ]