O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que “não vai deixar” o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), deixar a vida política. “Ele fica nesse negócio de sair da vida política, mas estou junto com vocês. Nós não vamos deixar não”, disse à população presente em evento no Município nesta segunda-feira (8). Ainda conforme o chefe do Executivo cearense, o povo do Ceará “precisa” do atual prefeito, que desistiu de concorrer à reeleição na cidade da Região Metropolitana do Ceará (RMF). O secretário da Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho (PT), é o pré-candidato da situação caucaiense e também participou do momento.
Elmano, na ocasião, também lembrou que foi candidato em Caucaia em 2020, na ocasião em que Valim venceu. No pleito do ano, o atual governador terminou as eleições na quarta posição, com 7,69% dos votos, atrás do prefeito, do ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) e da deputada estadual Emília Pessoa (PSDB). “Deus escreve caminhos que não entendemos. Mas hoje entendo que Deus disse que era para eu passar na Caucaia sendo candidato para nunca mais esquecer do meu coração. O prefeito era para ser Vitor Valim”, afirmou.
No último pleito municipal, Valim foi candidato pelo Pros, partido que não existe mais, mas que era liderado no Estado pelo ex-deputado federal e hoje pré-candidato em Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil), um dos principais opositores do Governo Elmano. Com a dissolução do partido, Valim ficou sem legenda e, em 2023, se filiou ao PSB, que, no Ceará, passou a ser presidido por Eudoro Santana, pai do ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT).
CATANHO PRÉ-CANDIDATO
Nesta segunda, Catanho teve a sua primeira participação em eventos promovidos pelo Governo na Caucaia desde que foi anunciado como pré-candidato ao Município, no último dia 15 de março. Ao OPINIÃO CE, o pré-candidato destacou que ainda irá ao evento como secretário estadual da Articulação Política, e que portanto, não vê o evento como um início de pré-campanha. Sua descompatibilização do cargo de secretário está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (12).
“Quando se entregam obras, assinaturas, lançamentos de projetos, entre outros, você está prestando contas com o povo, o que deve ser feito por obrigação de qualquer pessoa pública. No caso do lançamento de hoje, prestaremos contas com o povo de Caucaia sobre o que estamos fazendo no governo do Estado“, afrimou.
A partir do sábado (13), de acordo com Catanho, ele se dedicará “integralmente” à pré-campanha. “Ouvindo a população e me reunindo com os setores organizados para construir um plano de governo da forma mais democrática e transparente possível”, disse.
Sobre as articulações visando a composição de sua chapa, o postulante respondeu ao OPINIÃO CE que o PSB do atual prefeito Vitor Valim pode compor a vice, mas destacou que a composição das chapas ainda está sendo tratada “de forma muito inicial”, e que outros partidos que fazem parte da base ou poderão fazer podem compor a chapa. “Está tudo aberto ainda”. Conforme o petista, ele terá peso em tal definição de apoio, mas prezou pela decisão coletiva. Elmano e Valim também deverão ser ouvidos.
“Evidente que deverei ter algum peso nessa decisão, mas numa campanha majoritária, principalmente numa cidade grande como Caucaia, tudo deve ser decidido da forma mais coletiva, conversado com diversas pessoas, vereadores, partidos, com o próprio prefeito e governador”, afirmou.
A assessoria de Catanho confirmou que este é o primeiro evento dele em lançamento de obras do município ao lado do governador desde que teve seu nome anunciado para a cidade. No entanto, ressaltou que ele tem participado de demais anúncios do Executivo junto a Elmano, como na visita às obras do Hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece), de demais lançamentos dentro do Palácio da Abolição e com a participação “ativa” do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Estado.
