Voltar ao topo

28 de abril de 2025

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar neste domingo

O aplicativo serve apenas para verificar a autenticidade do título de eleitor digital e não serve como substituto da urna eletrônica, pois não contabiliza votos e não interfere na votação. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

Dos mais de 156,5 milhões de eleitores registrados para votar no segundo turno neste domingo (30), cerca de 118 milhões, o que corresponde a 75,5% do total do eleitorado, estão com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Outros 38,4 milhões, totalizando 24,48% dos eleitores, ainda não realizaram a coleta de impressões digitais. Apesar do cadastro biométrico estar suspenso desde 2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que todos com situação eleitoral regular poderão votar, mesmo sem as digitais registradas. Ou seja, a ausência da biometria não impede o exercício do voto.

O eleitor sem registro biométrico poderá se identificar com apresentação de um documento válido. Este documento pode ser o e-Título, se o aplicativo (app) tiver a fotografia do eleitor. Caso contrário, será preciso apresentar um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho.

Veja aqui a lista completa de documentos válidos para votar.

[ Mais notícias ]

Los Hermanos de Pelé

Um pouco inseguro porque o cavalete vez por outra falseia, procuro um livro numa estante. Na terceira prateleira, a preciosidade: “O Canto dos Meus Amores”