Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos pela segunda vez

Junto a Grover Cleveland, Trump é o segundo presidente reeleito de forma não-consecutiva
Reeleito 45° presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Alex Brandon/AP Photo

Compartilhar:

Após as últimas apurações de votos em uma das campanhas mais acirradas da história do país, o empresário estadunidense Donald Trump, do Partido Republicano, é eleito o 45° presidente dos Estados Unidos, à frente da advogada e atual vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata. O reeleito somou 277 delegados no Colégio Eleitoral e 70.973.208 votos dos votos populares, completando 51% na apuração, enquanto Kamala finalizou as eleições com 224 delegados, com 66.069.781 votos (47,5%). Para vencer as eleições, o candidato precisa somar mais de 270 delegados. 

Esta é a terceira vez em que Donald Trump concorre às eleições da maior potência econômica do mundo. Em 2016, venceu a disputa contra Hillary Clinton e foi derrotado por Joe Biden, em 2020. Mesmo com a derrota e eventos como a invasão do Congresso Nacional em 6 de janeiro de 2021 pelos seus apoiadores, a popularidade do político se manteve durante todo o período eleitoral deste ano, o levando a vitória. Junto a Grover Cleveland, Trump é o segundo presidente reeleito de forma não consecutiva, ou seja, não esteve em dois mandatos seguidos.

QUEM É

Nascido em uma família abastada, do ramo da construção civil nos Estados Unidos, Trump se formou na Universidade da Pensilvânia, bacharelando-se em economia pela Wharton School of Financee. Em 1971, passou a assumir o comando da empresa dos pais, Anne MacLeod e Frederick Trump, que se tornaria conhecida como Organização Trump. O empresário continuou investindo em grandes edifícios em Nova Iorque, como o edifício do Hotel Plaza e a antiga sede do Banco Manhattan, além da Trump Tower, inaugurada em 1983.

A disputa pela Presidência dos Estados Unidos em 2016  foi a primeira vez que o empresário se candidatou para qualquer cargo público, comandando pela primeira vez o cargo de chefia do Executivo norte-americano, iniciando uma trajetória politica polêmica.

COMO É A ELEIÇÃO NOS EUA

Nos Estados Unidos, a disputa presidencial não se baseia apenas no voto popular, mas no sistema conhecido como colégio eleitoral. Nesse sistema, o candidato vencedor em cada estado, bem como no Distrito de Colúmbia, onde fica Washington, recebe os votos aos quais cada estado tem direito dentro do colégio eleitoral. No caso, todos os votos dos delegados de cada estado. Essa quantidade de votos é definida com base no tamanho da população estadual. Nos estados do Nebraska e Maine, por exemplo, os candidatos levam os votos proporcionalmente, de acordo com os distritos eleitorais em que vencerem.

O colégio eleitoral é formado por 538 delegados. Para vencer, é preciso conquistar 270 votos. Dessa forma, o vencedor não é necessariamente o ganhador no voto popular. Isso, inclusive, já ocorreu em alguns pleitos. Em 2016, Donald Trump foi eleito tendo quase 3 milhões de votos a menos que a democrata Hillary Clinton.

A Califórnia é o estado com maior número de delegados, 54. O segundo estado com mais delegados é o Texas, com 40; seguido da Flórida, que tem 30; Nova York, 28 e de Illinois e Pensilvânia, com 19, cada um. Os com menor número são Dakota do Norte, Delaware, Dakota do Sul, Vermont, Wyoming, distrito de Columbia e Alasca, que elegem três delegados, cada; Maine, Montana, Idaho, New Hampshire, Virgínia Ocidental, Rhode Island e Havaí têm quatro, cada.

[ Mais notícias ]