Menu

Eleições 2026: Wagner garante União Brasil na coligação de oposição no Ceará

Capitão Wagner ao lado do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, recém anunciado no União Brasil. Foto: Felipe Barreto

O ex-deputado federal Capitão Wagner, presidente do União Brasil no Ceará, garantiu que o partido vai compor a coligação de oposição em 2026 para o pleito estadual. Nesta segunda-feira (17), o governador Elmano de Freitas (PT) disse que está em diálogo com nomes de dentro da legenda para apoiar sua tentativa de reeleição.

Segundo Wagner, em nota enviada à imprensa, o presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, tem reafirmado “de forma clara e inequívoca” que a legenda vai estar nas oposições nos níveis federal e estadual. Os dois, conforme o dirigente do Diretório Cearense, conversaram nesta terça-feira (17).

“Seguiremos dialogando com todos os partidos e lideranças que compartilham do nosso objetivo maior: tirar o Ceará da estagnação e oferecer um futuro mais seguro, justo e próspero para a população”, destaca a nota, assinada pelo ex-parlamentar.

No último dia 3 de junho, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi anunciado no União Brasil. Ele já está como pré-candidato ao Palácio da Abolição.

Ainda de acordo com ele, a posição da federação União Progressista — aliança entre União Brasil e PP — também será de oposição no pleito estadual. Quando a federação foi anunciada, havia dúvida sobre o posicionamento no Ceará, já que o PP faz parte da base de Elmano. No entanto, Wagner afirmou que há um entendimento das duas legendas para se posicionar na oposição.

Em nível nacional, o PP é presidido pelo senador Ciro Nogueira, que faz oposição a Lula (PT). No Ceará, entretanto, o presidente é o deputado federal AJ Albuquerque, integrante do grupo governista.

Confira a nota completa

Diante das recentes declarações do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana, insinuando um suposto diálogo com o União Brasil que indicaria aproximação com o governo estadual, esclarecemos:

O União Brasil não estará no mesmo palanque de políticos que, comprovadamente, têm envolvimento com facções. Esses políticos, já identificados pela polícia e pela Justiça, se declaram apoiadores do Governo do Estado, que aceita o apoio sem qualquer constrangimento.

Tenho mantido contato frequente com o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda — inclusive nos falamos nesta terça-feira (18) —, que reafirmou, de forma clara e inequívoca: o União Brasil segue na posição de oposição tanto no âmbito federal quanto no estadual. Esse é também o entendimento da federação União Progressista, da qual o partido faz parte.

No Ceará, o nosso alinhamento é com a defesa de uma gestão pública eficiente, transparente e que combata com seriedade os problemas que mais afligem os cearenses, como a insegurança, o caos na saúde e o avanço das facções criminosas. Continuaremos firmes no nosso papel fiscalizador e propositivo, combatendo os equívocos do atual governo estadual, que, infelizmente, prefere discursos à ação.

Seguiremos dialogando com todos os partidos e lideranças que compartilham do nosso objetivo maior: tirar o Ceará da estagnação e oferecer um futuro mais seguro, justo e próspero para a população.

Capitão Wagner
Presidente Estadual do União Brasil no Ceará