A menos de dois meses das Eleições Municipais de 2024, as urnas eletrônicas já estão a caminho dos 184 municípios cearenses. No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE), por logística própria desenvolvida pelo órgão, está em processo de entrega de mais de 25,6 mil urnas, que ficam armazenadas em oito pontos de distribuição, os Centros de Armazenamento e Manutenção de Urnas Eletrônicas (CAMU). A entrega das urnas, que começou em julho, ocorre até o dia 30 de agosto.
Os oito CAMUs estão localizados em municípios que representam centros regionais no Estado. São eles: Fortaleza, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); Ibiapina, na Serra da Ibiapaba; Itapipoca, no Vale do Curu; Iguatu, no Centro-Sul; Juazeiro do Norte, no Cariri; Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe; Sobral, no Sertão de Sobral; e Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Desses locais, as urnas são enviadas para as sedes das 109 zonas eleitorais, que abrangem todas as cidades do Estado.
Cinco caminhões estão percorrendo os mais de 50 mil quilômetros de estradas do Ceará, com cerca de 20 pessoas trabalhando diariamente na operação de distribuição das urnas. Diretor-geral do TRE-CE, Pedro Bruno Trigueiro ressaltou que foi gerada uma economia de cerca de R$ 700 mil para os cofres públicos neste ano. A redução de custos de deve à escolha da entidade de realizando a distribuição das urnas, pela primeira vez, com “seus próprios meios”. Ele destaca ainda que “todos os esforços” do Tribunal estão voltados para o aprimoramento dos processos de preparação para as eleições.
A logística, desenvolvida pelo TRE-CE, é coordenada pela Diretoria-Geral do Tribunal e executada pela Secretaria de Administração (SAD), da Secretaria de Eleições, Atendimento ao Eleitor e Cidadania (SEC) e dos polos administrativos. Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados, além de contarem com escolta e serem monitorados pela Polícia Judicial, com apoio das Forças de Segurança que atuam no Ceará.