A democracia está sendo, mais uma vez, fortalecida neste ano eleitoral, quando o brasileiro irá escolher o presidente da República, governadores, 1/3 do Senado Federal, 513 deputados federais e deputados estaduais. O cenário é de completa liberdade. A expressão Fake News está na moda, assim como “narrativa.” É comum, ainda, ouvir com frequência a expressão “ativismo político.” Nesta campanha, outro ingrediente foi adicionado: “a chuva de pesquisas.”
A consulta aos eleitores é normal, no período, quando a população está definindo para onde dirigir seu voto. Os candidatos, principais interessados, nem comentam mais os resultados das pesquisas, por conta das tantas diferenças de seus resultados. A metodologia usada nos questionários altera os números e percentuais, causando uma paranoia para o eleitor. Pesquisas apontam Lula com até 12% à frente de Bolsonaro. Outras, vitória de Bolsonaro, já no primeiro turno.
No Ceará, sete institutos de pesquisas entraram no processo de investigação sobre o pensamento do eleitor. Os resultados são os mais diversos. O mais grave: quem paga as pesquisas? O TSE ou o TRE precisam investigar.
Elmano coloca Ciro no debate
No debate da TV O POVO, o candidato Elmano de Freitas (PT), que afirma o tempo inteiro ser o candidato do Camilo e do Lula, foi alfinetado por Roberto Cláudio lhe cobrando propostas e por se esconder atrás de padrinhos. Elmano, pela primeira vez, retrucou, citando Ciro Gomes: “Você esconde o Ciro e o Sarto.” Elmano se referia ao desempenho de Ciro nas pesquisas.
O mapa do voto
Roberto Cláudio está vencendo em Fortaleza, Inhamuns e Vale do Jaguaribe. Elmano ganha no Cariri, Centro-Sul e pequenos municípios. Existe equilíbrio no Sertão Central, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Litoral. Wagner vence em todas regiões: tem mais de 600 mil votos de vantagem. As pesquisas mostram que teremos segundo turno. Wagner parece possuir lugar certo.
Rafael Marques em alta
Em Pacatuba, município da Região Metropolitana de Fortaleza, ocorre algo inusitado: nas carreatas e comícios, a população grita o nome do vice-prefeito Rafael Marques, que não está na disputa. Ele apoia Júnior Mano, para deputado federal, e Leonardo Araújo, para estadual.
Luiz Gastão cresce na campanha
O candidato a deputado federal Luiz Gastão (PSD) está fazendo dobradinha com o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), por exigência de setores do comércio, serviço e turismo. Gastão é surpresa positiva na campanha, defendendo o setor em que atua.