Voltar ao topo

25 de julho de 2024

El Niño: Elmano vai solicitar aceleração de obras hídricas e ampliação de carros-pipa

Nesta terça, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário afirmou que a proposta do governador para mitigar os efeitos do fenômeno climático será apresentada ao Governo Federal até o dia 13 de dezembro
Rio Salgado, onde está sendo realizada a obra do Ramal do Apodi/Salgado. Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

Mesmo com o bom resultado de chuvas neste ano, levantamentos feitos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e demais instituições ligadas à temática dos recursos hídricos e das chuvas alertam para os efeitos do El Niño no Ceará em 2024. Para o território cearense, o fenômeno climático deve impactar na diminuição do volume de chuva. Nesta quarta-feira (29), em live, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), exemplificou medidas que podem ser apresentadas ao Governo Federal, como a aceleração de obras hídricas e a ampliação dos carros-pipa.

Na ocasião, o chefe do Executivo detalhou as possíveis ações. “Apresentar desde aceleração da obra do Ramal do Salgado e do Eixão das Águas; solicitar água do Rio São Francisco para o [Açude] Castanhão, para refazer a recarga dos reservatórios; aumentar e acelerar a perfuração e instalação dos postos; e negociar com o Governo Federal, se for necessário, o programa de carros-pipa”.

Nesta terça-feira (28), em reunião dos órgãos de gestão dos recursos hídricos do Estado no Palácio da Abolição, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz (PT), afirmou que o Governo deve apresentar a proposta para a mitigação dos efeitos negativos do El Niño ao Ceará para o Governo Federal até o próximo dia 13 de dezembroSegundo o titular da pasta, o primeiro passo do plano é reunir todos os setores que tratam o assunto, como as instituições que atuam na questão hídrica, na agricultura e no meio ambiente. A princípio, conforme apontou, a discussão será ampliada para os municípios cearenses, para que a proposta levada ao governo Lula contemple as deliberações dos Executivos municipais do Estado.

Leia Mais | “Não temos boa notícia para as famílias do campo”: Presidente da Funceme alerta sobre os impactos do El Niño

Leia Mais | Ceará criará comissão para acompanhar os impactos do “Super El Niño”

RAMAL DO SALGADO

No último mês de agosto, o Governo do Ceará informou como Ramal do Rio Salgado vai beneficiar o Estado. Segundo estimativa da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), a obra deve atender 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades cearenses. A obra terá uma infraestrutura total de 34,3 quilômetros de extensão e será responsável pelo transporte de água do Rio São Francisco desde o Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado, ampliando a capacidade de entrega de água para o Ceará e reduzindo em 150 quilômetros a viagem das águas até o Açude Castanhão.

Com investimento global de mais de R$ 600 milhões, incluindo recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra contará com uma estrutura de controle, 13 segmentos de canal, três aquedutos, um sifão, oito rápidos e um túnel. À época, conforme o titular da SRH, Robério Monteiro, a obra vai fazer com que milhões de cearenses tenham acesso à água do Projeto São Francisco por meio do Eixo Norte. “Esses 34 quilômetros de obra vão transportar, por gravidade, água desde a Paraíba até o Ceará o que vai ser fundamental para a segurança hídrica de alguns municípios”, frisou o secretário.

CARROS-PIPA

No início do seu mandato, Elmano trouxe a ideia de implantação de uma rede de adutoras para substituir os carros-pipa. A ideia do Governo Estado, à época, era de realizar um projeto que ligasse os açudes às sedes dos municípios e distritos. No entanto, diante do cenário em que o Ceará deve passar no próximo ano, o chefe do Executivo não descartou a ampliação da medida dos carros-pipa, vista como ultrapassada por várias lideranças políticas. Em outubro, o Governo Federal abriu crédito de R$ 138 milhões para a continuidade da Operação Carro-Pipa no Ceará.

[ Mais notícias ]