Na tarde do último sábado, 2, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PDT), de 61 anos, assumiu o Governo do Estado do Ceará, se tornando a primeira mulher a assumir o comando do Executivo Estadual efetivamente. Cela tomou posse após a renúncia de Camilo Santana (PT), que vai concorrer nas eleições de outubro deste ano.
Na posse, Izolda recebeu votos de confiança e de carinho do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e fez seu juramento em prol do Ceará e da democracia. A governadora do estado ressaltou o quanto esse momento, para ela e para todas as mulheres, marca a luta das mulheres. “Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso lugar de chefe do executivo estadual. Por óbvio, isso fala por si sobre o desafio histórico na trajetória da mulher em lideranças, especialmente na política”.
Ainda na sua fala, Cela reforçou o compromisso com o Ceará e agradeceu a Camilo Santana a liderança e o exemplo nos últimos quase 8 anos. “Agradeço ao querido governador Camilo Santana pelo líder exemplar que é, principalmente num cenário nacional turbulento, carente de liderança e alheio às necessidades do povo brasileiro”.
Pré-candidata ao governo
Izolda é uma das quatro pré-candidatas do PDT para concorrer ao governo do estado nas eleições de 2022. Além dela, estão o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho.
Para Ciro Gomes (PDT), presente na posse, Izolda é líder na sucessão do Governo do Estado. “Em relação à sucessão, Izolda vai liderar, mas nós temos um projeto com 11 partidos que ainda estamos discutindo. Há quatro pré-candidatos, cada um com sua qualidade, com sua virtude sua personalidade. A Izolda é uma mulher extraordinária. Treinou nesses 7 anos e meio. Estava na hora crítica, dos motins que assustaram o povo cearense, na hora da pandemia, que alguns quiseram atrapalhar o isolamento social e a vacinação. A tarefa agora qual é? Abrir um mundo de generoso diálogo para população cearense, para ver o que está bom e manter, mas para ter a humildade para dizer onde está o erro e fazer um novo plano para avançar no Ceará”.
A legenda ainda não definiu quem será lançado ao Palácio da Abolição, mas a decisão passa por uma costura com os partidos da base aliada, especialmente o PT de Camilo Santana.
Atuação
Izolda é professora e psicóloga, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi eleita como vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo.
Cela coordena programas voltados à prevenção da violência, como o Pacto por um Ceará Pacífico e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio).