Anunciado na última semana dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o edital para licitação da duplicação da BR-116 deve ser publicado nesta quarta-feira, 16. A obra em questão compreende o trecho que parte de Pacajus, ligando o município de Fortaleza à cidade de Chorozinho. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT) logo após encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre agilidade nas obras do Novo PAC.
“Amanhã [16] vai sair o edital para licitação da BR-116, já no trecho saindo de Pacajus e indo até Chorozinho. Portanto, o anúncio do presidente Lula [realizado na última semana] nos anima muito”, disse Elmano, ao falar da celeridade das intervenções.
Lançado na última semana, o Ceará receberá investimentos na ordem de R$ 73,2 bilhões para destravar obras hídricas, de infraestrutura e de moradias do Minha Casa, Minha Vida por meio do Novo PAC. Ao todo, o programa deverá investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. Em reunião com o ministro Walder Góes, Elmano também falou da importância das obras hídricas no Estado, como o Ramal do Salgado, considerado fundamental para a continuidade do gerenciamento hídrico do Ceará e que visa garantir a distribuição da água do Projeto São Francisco a famílias cearenses.
“Uma obra que já está licitada e estamos discutindo algumas questões técnicas com o Tribunal de Contas da União para termos a ordem de serviço e início das obras. Da mesma maneira, temos a conclusão do Lago de Fronteiras, uma obra muito importante anunciada no PAC, com intervenções em ferrovias, em estradas, para que as barragem seja concluída”, afirmou Elmano.
“Estou na companhia do governador já tratando de uma série de providências para dar cabo à questão do Novo PAC, com muitas obras de segurança hídrica, tanto relacionada a ramais, como a interligação de toda a infraestrutura da Transposição de São Francisco. Nossas equipes estão trabalhando juntas e, se Deus quiser, [teremos] muitos empregos, muita água chegando à casa das pessoas no decorrer da missão que o presidente Lula nos delegou e nos cobra todos os dias para assistir e cumprir os compromissos dele com o povo brasileiro“, disse o ministro Waldez Góes após encontro com Elmano.
OUTRAS OBRAS
No conjunto de obras do Novo PAC no Ceará, estão estruturas consideradas fundamentais para o desenvolvimento econômico, como a duplicação da BR-116 (o início do trecho inicia o município de Pacajus, na Grande Fortaleza, e segue até o Boqueirão do Cesário, em Beberibe, no litoral cearense. Já o segundo trecho corresponde aos cerca de 97km que vão do Boqueirão do Cesário até Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe); Transnordestina; duplicação do Eixão das Águas do Ceará; Cinturão das Águas do Ceará – Trecho I; Ramal do Salgado e moradias do Minha Casa, Minha Vida.
“Sobre a Transnordestina, estamos definindo a forma de financiamento da obra. Ela pode gerar cerca de 7 mil empregos para o povo do Ceará”, disse Elmano, nesta terça, 15.
HIDROGÊNIO VERDE
Cumprindo agenda em Brasília, Elmano também falou sobre a regulamentação do hidrogênio verde. O Estado tem mais de 30 memorandos de entendimento com empresas estrangeiras para a produção e comercialização do chamado ‘combustível do futuro’. “Estivemos no Ministério da Fazenda para fazer uma interlocução para aquilo que considero estratégico no Ceará, que é a regulamentação do hidrogênio verde. Vamos ter tratativas nas próximas semanas para garantir uma ação forte do Governo Federal nessa regulamentação”, disse Elmano. O tema está em debate no Congresso Nacional.