Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

É preciso que o acesso ao conhecimento rural seja democratizado, chegue aos pequenos

O Campus de Baturité, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), inicia nesta terça-feira, 16, as inscrições para o curso de extensão “Técnicas e práticas sustentáveis: beneficiamento da banana.”

Compartilhar:

A atividade agrícola acompanha o homem desde o início dos tempos. Plantar para colher é um princípio básico de subsistência. Mas como tudo, o cultivo também evoluiu, ganhou olhar técnico, estudos de solo e clima, potenciais de desenvolvimento que se somam ao trabalho de raiz da enxada. É quando agricultura vira agronegócio. É interessante também o trabalho de base para que o acesso ao conhecimento rural seja democratizado, tenha alcance, chegue aos pequenos. Nesse sentido, é louvável a ação dos projetos de assistência técnica e extensão rural.

É um trabalho cheio de obstáculos. O maior deles: convencer os produtores tradicionais, aqueles mais apegados aos métodos primários, a abrir a porta para novas possibilidades. Muito já se avançou nesse sentido, tanto que hoje são os próprios produtores que buscam capacitação, o que estimula unidades de referência a oferecer cada vez mais conhecimento.

O Campus de Baturité, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), inicia nesta terça-feira, 16, as inscrições para o curso de extensão “Técnicas e práticas sustentáveis: beneficiamento da banana.” As aulas são na modalidade presencial para pequenos produtores de banana dos municípios de Baturité, Capistrano, Redenção, Mulungu e Pacoti, e/ou seus familiares que sejam cadastrados no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

O curso traz entre seus objetivos, a ampliação das possibilidades de elaboração de subprodutos de banana, incentivando a melhoria de renda, com a produção de banana chip, banana passa, bolos e geléias, usando ingredientes regionais do Maciço de Baturité. O aproveitamento total dos alimentos reduz o desperdício e estimula o empreendedorismo. O conhecimento é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento. Quando utilizado de forma correta, o resultado é sempre positivo. Em menor ou maior escala, quando se abre nossas possibilidades surgem mais caminhos a serem percorridos. O resultado é sustentabilidade e geração de renda, o que mais se busca hoje na produção de alimentos.

[ Mais notícias ]