Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Assembleia terá apenas uma sessão por semana durante o período eleitoral

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º), pelo presidente Evandro Leitão (PT), no retorno do recesso parlamentar
Sessão desta quinta-feira (1º) da Alece. Foto: Junior Pio

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deverá ser menos movimentada no segundo semestre deste ano, devido às eleições. Como anunciou o presidente Evandro Leitão (PT) nesta quinta-feira (1º), na volta dos trabalhos legislativos com o fim do recesso parlamentar, a Casa terá apenas uma sessão por semana a partir do dia 16 de agosto. A decisão, que permanece até o dia 6 de outubro, quando é realizada a eleição, foi tomada após reunião entre a Mesa Diretora e o colégio de líderes. A data marca o início do período em que a Justiça Eleitoral permite a realização das campanhas por parte dos deputados.

Assim, como explicou o chefe do Legislativo, as sessões serão às terças-feiras. Normalmente, três sessões ocorrem por semana, na terça, quarta e quinta. Os encontros das comissões, por sua vez, serão realizados durante as tardes de segunda-feira.

 

Em coletiva, Evandro afirmou que houve uma conversa com todos os deputados, com o intuito de “manter o nível dos debates e das discussões”. “A gente sabe que de alguma forma tensiona, quando vai se aproximando cada vez mais esse período eleitoral, começa a tensionar. No entanto, eu tenho sempre buscado, através do diálogo e da conversa, estar alertando que essa Casa tem que se manter acima dessas discussões, acima das questões locais”, completou, lembrando ainda que “todos os deputados” têm ligações com colégios eleitorais no Interior. “É importante que a gente possa manter um certo grau de maturidade, para que não possa se trazer essas discussões para cá“, acrescentou.

DEPUTADOS CANDIDATOS

No Legislativo, 10 deputados – nove em exercício e um titular licenciado – são pré-candidatos e devem disputar as eleições deste ano, incluindo Evandro. A maior parte deles postulam prefeituras na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na Capital, chapa liderada pelo presidente da Alece, de oposição ao prefeito José Sarto (PDT), conta também com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) na condição de vice. Outras quatro cidades vizinhas, São Gonçalo do Amarante com Cláudio Pinho (PDT); Maracanaú com Dra. Silvana (PL) e Lucinildo Frota (PDT); Caucaia com Emília Pessoa (PSDB); e Maranguape com Lucílvio Girão (PSD) – titular licenciado -, também têm pré-candidatos à Prefeitura. Todos são da oposição às atuais gestões.

Os demais três pré-candidatos postulam cidades espalhadas pelo Ceará. Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente da Assembleia e opositor ao atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), tenta chegar ao Executivo de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do Interior. Em Sobral, outra importante cidade cearense, Oscar Rodrigues (União Brasil) faz oposição a Ivo Gomes (PSB) e deve concorrer contra a pré-candidata da situação, a ex-governadora Izolda Cela (PSB).

Único deputado que postula uma Prefeitura e que é da base do Governo local, o suplente em exercício, Simão Pedro (PSD), é pré-candidato em Orós, no Centro-Sul do Estado. O prefeito Zé Rubens (PSD), finalizando o seu primeiro mandato, poderia concorrer à reeleição, mas pediu para que o parlamentar fosse para a disputa. Simão já foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020.

[ Mais notícias ]