O início das obras de duplicação asfáltica na CE-085, no trecho de 26 km que liga o município de Trairi até o distrito de Barrento, em Itapipoca, foi autorizado pelo Governo do Ceará na manhã desta terça-feira, 7. De responsabilidade da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), a obra será fiscalizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e receberá o investimento de R$ 75 milhões. Esta é a primeira obra da pasta do Turismo na atual gestão.
Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou o ganho no turismo e na qualidade de vida com a duplicação do novo trecho da CE-85, que tem extensão total de 394,66 milhas, sendo 126 km já duplicados. “Representa comodidade para os moradores e turistas. Se o turista é bem recebido, com estrada boa, praias bonitas e povo acolhedor, ele fala bem do nosso estado e mais visitantes vêm conhecer nossa região”, afirmou o governador.
A CE-085, que faz a Rota do Sol do Poente, leva de Fortaleza à divisa do Ceará com o Piauí. O percurso conduz a alguns dos principais destinos turísticos do Ceará, como Cumbuco, Taíba, Flecheiras, Mundaú, Jericoacoara e Camocim. Além de beneficiar diretamente cerca de 50 mil trairienses, a ação repercute no cotidiano de trabalhadores em diversos setores da economia local, da zona rural às praias.
A ação contemplará serviços de proteção ambiental, drenagem, obras d’artes correntes e especiais, pavimentação, revestimento asfáltico e sinalização horizontal e vertical. “Estou muito honrado em assinar a ordem de serviço para iniciar a estrada de duplicação. Vai ligar nossas praias, Praia da Baleia, em Itapipoca, das Flexeiras e Guajiru, ambas em Trairi, e isso vai desenvolver ainda mais o turismo da região, além de ajudar os agricultores a escoar suas produções, ajudar na área da saúde, na segurança pública e na do trânsito”, afirmou Elmano.
Os gestores de Trairi e Itapipoca, cidades beneficiadas diretamente, também falaram sobre a importância da duplicação para o fortalecimento do desenvolvimento regional. “A gente sabe que muitos benefícios serão trazidos para a região. Além de fomentar o turismo, vai melhorar a trafegabilidade na rodovia”, garantiu Gustavo Moreira (PP), prefeito de Trairi. “Itapipoca é irmã de Trairi. Essa estrada fortalece a cadeia do turismo”, complementa Felipe Pinheiro (PT), prefeito de Itapipoca.
Em fala, Elmano ressaltou a continuação que seu governo tem buscado dar às gestões anteriores: “Eu acho que é assim que nós temos que trabalhar, dando continuidade ao trabalho iniciado por Cid, que Camilo continuou, e que eu fui eleito para dar, também, continuidade”, disse. De acordo com o Governo, o investimento – de mais de R$ 70 milhões – vem do Tesouro do Estado e do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio do Programa de Desenvolvimento Turístico do Litoral Oeste do Ceará.