Ceará e Fortaleza treinam esta semana visando a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em momentos distintos na competição, o Alvinegro e o Tricolor duelam contra os rivais cariocas Flamengo e Botafogo, respectivamente, às 11h e 16h no domingo, 4. Os dois times se preparam com treinos fechados em Porangabussu e Pici.
O Ceará já conta com seu novo treinador, Lucho González, e sua comissão para comandar os treinamentos, e o Fortaleza continua a programação sob liderança de Juan Pablo Vojvoda. Lucho González disse que quer um time competitivo, agressivo e que goste de ter a bola em sua entrevista de apresentação. O treinador tem o elenco quase inteiro à disposição, com Rodrigo Lindoso, Diego Rigonato, Cléber e Luiz Otávio entregues ao Departamento Médico.
O último, zagueiro e capitão do time, sentiu no vestiário às vésperas do jogo contra o Athletico Paranaense, e ainda não voltou a treinar. Na 15ª posição e com 27 pontos, o Vovô necessita de uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Caso não pontue, o clube corre o risco de ser ultrapassado por Cuiabá e Coritiba e entrar no Z4. Sem vencer há seis rodadas, o Alvinegro possui a terceira pior campanha do segundo turno, com apenas 20% de aproveitamento (duas derrotas e três empates em cinco jogos).
TRICOLOR DO PICI
Embalado pela boa fase, o Leão do Pici se prepara para partida diante do Botafogo que tem expectativa de casa cheia. A sintonia entre torcida e clube voltou após o time engatar uma bela sequência de vitórias, cinco seguidas, e sair da lanterna do campeonato para a zona de classificação para a Sul-Americana.
Vojvoda terá seu time-base à disposição para o confronto de domingo. Lucas Crispim e Ceballos seguem em transição e, há expectativa para que estejam disponíveis para o jogo. O meia sentiu desconforto no músculo posterior da coxa e perdeu os últimos três jogos da equipe, enquanto o zagueiro cumpre protocolo de retorno aos gramados após sofrer choque de cabeça na 23ª rodada diante do Corinthians, que fez o atleta sair de campo direto para o hospital. O atacante argentino Valentin Depietri trata um estiramento no músculo anterior da coxa direita e é desfalque certo para o jogo.
O Tricolor do Pici está na 12ª colocação com 30 pontos. Caso vença o Botafogo, o time pode chegar até mesmo na 9ª colocação e frequentar a primeira metade da tabela pela primeira vez no campeonato. O time está 100% no returno, com cinco vitórias em cinco jogos e nenhum gol tomado desde então.
OS ADVERSÁRIOS
Adversário do Vovô, o Flamengo está em ótima fase no Campeonato Brasileiro. Desde a chegada de Dorival Júnior, que saiu do próprio Alvinegro, o time pulou da 15ª colocação para a 2ª em 14 rodadas. Agora, a equipe rubro-negra está a apenas sete pontos do líder Palmeiras e ainda acredita que é possível brigar pelo título do Brasileirão.
O Botafogo, adversário do Leão, vive péssima fase no Brasileiro. O time do treinador português Luis Castro ainda não venceu no segundo turno, tendo duas derrotas e três empates. Na última partida, o clube perdeu para o Flamengo, que estava com time reserva, por 1 a 0 dentro do seu estádio Nilton Santos. O Glorioso está na 14ª colocação com 27 pontos e também periga perto da zona de rebaixamento.