Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Dragão do Mar tem semana de mostras de museus e teatro

Exposições nos museus e peças teatrais no Dragão do Mar recheiam a semana. Programação cultural do espaço localizado na Praia de Iracema vai até sábado
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Tiveram início as mostras teatrais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os museus do local também contam com a exposição “Vaqueiros” e a mostra “Bestiário Nordestino”, com exibição prorrogada até o dia 13 do próximo mês. A programação cultural da semana iniciada na última terça-feira, 18, é uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e o Instituto Dragão do Mar.

Até esta quinta-feira, 20, o Teatro Dragão do Mar será palco para a XXIV Mostra de Teatro do Estudante. Nesta quarta-feira, 19, o Coletivo Psique conta, em “As canções que fizeram sobre mim e quero cantar para você”, as experiências de uma mulher cinquentenária. O Grupo Teatrar, na mostra “Máquina de memórias”, utiliza a estética do teatro expressionista, com traços do teatro do absurdo, para falar sobre os fantasmas que assombram um perito criminal, recentemente viúvo.

Nesta quinta, o Coral da Secult-CE – Bece, dirigido pela maestrina Aparecida Silvino, apresenta um repertório variado, que vai da MPB a músicas folclóricas e natalinas. Em seguida, a Companhia Teatro Movimento, que traz, em “Só para não esquecer”, os dramas vividos pelos protagonistas de acontecimentos trágicos. Para assistir às apresentações, que acontecem sempre às 19 horas, o público deverá doar até quatro produtos de higiene pessoal (exceto papel higiênico).

O grupo teatral Nóis encerra, no sábado, 22, a “Mostra Repertório Nóis 20 anos”, série de apresentações que celebram os 20 anos de atuação do coletivo, e apresenta, a partir das 19h, na Praça Verde, “Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro”, espetáculo vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra. A peça narra uma “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil com conexão direta de referência à mitologia dos Orixás.

No Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar, a mostra “Bestiário Nordestino”, com curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, que seria encerrada no dia 16 de outubro, foi prorrogada até o dia 13 de novembro. Também segue em cartaz na semana a exposição “Vaqueiros”, com curadoria de Margarita Hernandez. A programação nos museus encerra no sábado, às 17 horas, com a visita educativa “O olhar do sertão na exposição Vaqueiros”, proposta pelo Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense e conduzida pelo educador Renan Brito.

[ Mais notícias ]