Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Dragão do Mar exibe documentário sobre a peregrinação dedicada a São Francisco de Assis

Com entrada gratuita, a produção é de autoria da cubana naturalizada brasileira Margarita Hernández
"Um Outro Francisco" foi filmado, principalmente, no Canindé, entre 2013 e 2017. Foto: Divulgação/Dragão do Mar

Compartilhar:

Neste sábado, 20, às 18h, o Cinema do Dragão do Mar apresenta o documentário “Um Outro Francisco”, de direção da cubana naturalizada brasileira Margarita Hernández. Com entrada gratuita, a produção conta a história de dois fotógrafos italianos que viajaram para Canindé para realizar um ensaio fotográfico durante uma peregrinação dedicada a São Francisco de Assis.

“Um Outro Francisco” foi filmado na cidade de Canindé, no interior do Ceará, durante as festas franciscanas dos anos de 2013 a 2017, mas também teve locações em Roma, e Assis, na Itália. O filme fez sua estreia na 45ª Mostra Internacional de São Paulo participando também do 43 Festival de Havana e do 26 Cine PE onde recebeu o prêmio de Melhor Som.

SOBRE A DIRETORA

Margarita Hernández é produtora, diretora e roteirista. Dirige a empresa Bucanero Filmes, com sede em Fortaleza, Ceará, e é Diretora de Programação do Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema.

Seus filmes como diretora conquistaram mais de 30 prêmios no Brasil e no exterior, incluindo o de Melhor Curta-Metragem no Festival de Gramado e no Festival de Brasília. Também ganhou o Prêmio Catalina de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cartagena das Índias, Colômbia, e o Prêmio Margarida de Prata da CNBB, Brasil. Como produtora executiva, assina mais de uma dezena de filmes.

Como diretora, Margarida já dirigiu cinco documentários. São eles: “Uma Nação de Gente”, de 1999; “Labirinto”, de 2001; “Filipe”, de 2006; “Pausas”, de 2013; “Che, Memórias de um Ano Secreto”, de 2018; e “Um Outro Francisco”, de 2022. “Uma Nação de Gente” foi multi premiado, conquistando um total de 11 prêmios.

XXI SEMANA DOS MUSEUS

A exibição se trata de um convite do Museu da Cultura Cearense (MCC), por ocasião da XXI Semana dos Museus, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, e dentro da programação da exposição Retrato de Mestre. A Semana é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e teve início na última segunda-feira, 15.

SINOPSE

Um ensaio fotográfico na maior festa franciscana do Brasil fez dois fotógrafos italianos questionarem o papel do seu trabalho. O filme é um encontro entre a fotografia popular e a chamada “fotografia artística”.

[ Mais notícias ]