Dorival Júnior foi oficialmente apresentado como o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina nesta quinta-feira (11), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. A apresentação foi feita pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O novo técnico vai comandar o time a partir dos amistosos em março diante de Espanha e Inglaterra. Ele também terá pela frente os desafios com a equipe na Copa América e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
“É uma satisfação. Estou sinceramente emocionado, depois de tudo que eu vivi, de tudo que eu passei. Estou aqui para fazer a primeira convocação, a do torcedor brasileiro. Que acredite mais na Seleção, que viva mais a Seleção“, afirmou Dorival Júnior, durante entrevista coletiva na sede da CBF.
TRAJETÓRIA
Campeão das duas últimas edições da Copa do Brasil, pelo São Paulo, ano passado, e Flamengo, em 2022, Dorival Júnior chega ao comando da Seleção Brasileira com mais de 20 anos de experiência como treinador. Ele conquistou também a Libertadores em 2022 pelo Flamengo, a Recopa Sul-Americana em 2011 pelo Internacional e a Copa do Brasil em 2010 pelo Santos.
O primeiro trabalho de Dorival Júnior como técnico foi em 2002 na Ferroviária, clube que o revelou para o futebol durante os tempos de atleta. Depois, passou pelo Figueirense, onde ganhou o Campeonato Catarinense de 2004, o primeiro título como treinador.
Em seguida, comandou Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro e Coritiba até chegar ao Vasco da Gama e conquistar o primeiro título nacional, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Por conta do título, Dorival Júnior foi contratado pelo Santos, que se sagrou campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2010.
Na sequência, trabalhou no Atlético Mineiro, Internacional, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Athletico Paranaense e Ceará, de onde saiu para trabalhar no Flamengo e em seguida São Paulo.
CARREIRA COMO JOGADOR
Dorival Júnior começou sua carreira profissional na Ferroviária, time em que cultivou seu amor pelo esporte desde criança por acompanhar o pai, que trabalhava na equipe grená. Apelidado apenas de Júnior, ele atuava como volante e defendeu 12 clubes, incluindo Palmeiras, Grêmio, Juventude e Coritiba, além de equipes de Santa Catarina e do interior de São Paulo.
Entre suas conquistas estão o Campeonato Brasileiro Série B de 1994 pelo Juventude, o Campeonato Gaúcho de 1993 pelo Grêmio e o Catarinense de 1987 com a camisa do Joinville.
TÍTULOS DE DORIVAL COMO TREINADOR
2004: Campeonato Catarinense – Figueirense
2005: Campeonato Cearense – Fortaleza
2006: Campeonato Pernambucano – Sport
2008: Campeonato Paranaense – Coritiba
2009: Campeonato Brasileiro Série B – Vasco da Gama
2010: Campeonato Paulista e Copa do Brasil – Santos
2011: Recopa Sul-Americana – Internacional
2012: Campeonato Gaúcho – Internacional
2016: Campeonato Paulista – Santos
2020: Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense
2022: Copa do Brasil e Copa Libertadores da América – Flamengo
2023: Copa do Brasil – São Paulo