O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) uma trégua completa e total entre Israel e Irã, depois de 12 dias de confrontos. Segundo ele, o acordo deve começar em poucas horas, depois que os dois países diminuíram suas ações militares.
Donald Trump afirmou que o conflito deve acabar de vez após um período de transição. “Quando 24 horas se completarem, a guerra vai terminar oficialmente”, disse. Ele ainda parabenizou os dois países e declarou que esse confronto poderia ter durado anos e destruído o Oriente Médio. O presidente estadunidense chamou o conflito de A Guerra de 12 Dias.
Apesar da declaração de Donald Trump, Israel e Irã ainda não confirmaram oficialmente a trégua. Mais cedo, ele agradeceu ao governo iraniano por avisar sobre o ataque com mísseis à base estadunidense de Al Udeid, no Catar, o que teria evitado mortes e feridos.
O Irã, por meio da imprensa estatal, classificou o ataque como forte e destrutivo. A base militar atingida abriga cerca de 10 mil soldados estadunidenses e é uma das principais da região.
A notícia animou o mercado financeiro. As bolsas dos Estados Unidos fecharam em alta, com a expectativa de que o Irã não passaria do ataque com mísseis. Já os preços do petróleo caíram, aliviando o medo de que a guerra atrapalhasse o tráfego de navios por áreas estratégicas como o Estreito de Hormuz.
“Parabéns a todos! Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA! Oficialmente, o Irã iniciará o cessar-fogo e, ao completar 12 horas, Israel iniciará o cessar-fogo e, ao completar 24 horas, o fim oficial da GUERRA DE 12 DIAS será celebrado pelo mundo. Durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Supondo que tudo ocorra como deve, o que certamente acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, pela resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de “GUERRA DE 12 DIAS”. Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca durará! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América, e DEUS ABENÇOE O MUNDO! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos da América”, diz publicação de Trump, na rede social Truth, pertencente a ele.
