Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Domingos nega que tenha batido martelo sobre aliança com Abolição: “estamos conversando”

O presidente do PSD Ceará, Domingos Filho, esclareceu que a repactuação da aliança no Estado, entre PT, PDT e PSD , é um processo político esperado e aguardado e que a entrada do PSD no governo Elmano (PT) segue com negociação em andamento
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Compartilhar:

O presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Ceará, Domingos Filho, negou que sua legenda tenha formalizado uma aliança definitiva com o grupo político do Abolição, liderado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Em entrevista nesta terça-feira, 25, Domingos esclareceu que a entrada do PSD no Governo ainda não ocorreu e considerou o fato como o restabelecimento da aliança entre os partidos. Domingos foi candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio (PDT), em 2022.

O dirigente do PSD expressou otimismo em relação à retomada da união entre PT, PDT e PSD, considerando-a “natural”, e demonstrou abertura para o diálogo. Ele lembrou que em eleições passadas, houve momentos de ruptura nas negociações, mas sempre houve reencontros no entendimento político. Domingos mencionou que já conversou com diversas lideranças políticas. “Eu já conversei com Camilo [Santana], com o Elmano, o Evandro [Leitão, presidente da Assembleia], o Cid [Gomes] e o Chiquinho Feitosa [presidente estadual do Cidadania] e estou aberto ao diálogo. Se o governador convidar o Célio Studart para a Secretaria de Proteção Animal e nos convidar para ser parceiros, será sem problema”.

A nova pasta estadual será oficialmente criada na próxima quinta-feira, 27. A deputada estadual Gabriela Aguiar, filha de Domingos Filho e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, vai representar o PSD e indicar o titular da pasta.

ARTICULAÇÕES

Sobre possíveis cargos no Governo, Domingos afirmou que está aberto ao convite para uma eventual parceria entre o PSD e o Governo. Apesar de reconhecer a possibilidade de Célio Studart assumir a pasta de Proteção Animal, ainda não houve o convite formal e a negociação está em andamento.

Domingos Filho enfatizou que sempre foi um parceiro e a postura do PSD nas eleições no Ceará sempre foi de buscar entendimento com os demais partidos. Filho mencionou a eleição de 2022 como um momento atípico, em que a aliança com o PDT estava praticamente consolidada, o que dificultou a possibilidade de rompimento devido às questões de cotas majoritárias e proporcionais de outros partidos envolvidos.

O líder do PSD destacou que todos os partidos têm suas dificuldades e que a repactuação da aliança no Ceará é um processo político esperado e aguardado. Ainda assim, Domingos ressaltou que a entrada do PSD no governo Elmano segue em fase de conversas e negociações.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.